Em aulão, professores "super-heróis" quebram tensão antes do Enem
Preocupados com a alta abstenção no Enem do ano passado, os professores resolveram dar uma animada na galera
Os professores da Escola Estadual Maria Constança resolveram se fantasiar de super-heróis para quebrar o gelo no aulão preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 21 e 28 de novembro. A Mulher Maravilha, Coringa e até o Superman se uniram para dar um ânimo maior para as turmas de 3º ano antes da prova.
A abstenção do Enem Digital foi de 75,2% em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o que preocupa. Assim, para os professores, um aulão como esse tem o objetivo de também incentivar os alunos a não desistirem da prova.
Esse ano, os alunos tiveram a opção de participar presencialmente. Serão aulões temáticos divididos entre as áreas de conhecimento do próprio Enem. Na sexta-feira (5) à tarde, foi o dia das Linguagens. “Aqui no Maria Constança, sempre temos um aulão anualmente. Quando liberou a aula presencial, resolvemos fazer presencial novamente", detalhou o diretor Reinaldo José Schmidt.
A ideia foi fazer a “Liga das Linguagens”, na temática de super-heróis. A professora de Inglês Luzimar Morel ficou com a parte de fazer as narrações e até trilha sonora de entrada dos professores.
A professora de Língua Portuguesa, Jaqueline Lira, de 45 anos, foi fantasiada de Mulher Maravilha. “Os alunos falaram que, se tudo der errado, eu posso ser cosplay”, se diverte. "Os alunos que vão fazer o Enem esse ano são nossos super-heróis, porque eles têm uma lacuna pedagógica de mais de um ano e nós sabemos o quanto esse período vai fazer falta”, expressou.
O professor Francisco Matroni, de 48 anos, dá aula de Filosofia e, na verdade, faz parte da área das Humanas, mas veio “disfarçado” para dar aula de citações no aulão das linguagens. “Eu sou o coringa fantasiado de Batman, porque na verdade, sou das Humanas”, se diverte. “O nosso foco está na melhor qualidade do ensino deles, então, o que for válido para melhorar o aprendizado deles, está valendo”, comentou.
O Super-Homem foi o professor de Português Mauro Cabral, de 44 anos. “O Super-Homem tem superpoderes, então, é o que esses alunos estão precisando para enfrentar essa fase de angústia, de ansiedade que é essa prova”, reforçou. “É um grande incentivo, a gente faz toda essa caracterização que eles merecem para eles irem firme no dia do Enem”, acrescenta.
A iniciativa cumpriu o objetivo: além de ensinar de maneira divertida, também trouxe a descontração necessária nesse momento de tensão.
“Com certeza, deu um ânimo a mais. A gente veio aqui meio desanimado, mas o que eles fizeram com certeza ajuda bastante”, expressou a aluna Wyda Velasquez, de 17 anos. Pedro Henrique Correão dos Santos, de 18 anos, também concorda que a ideia dos professores ajuda a aliviar a tensão “Quebra muito toda a tensão, com certeza, além de dar um ânimo”, disse.
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.