Em MS, todo dia mais de 2 pessoas entram com ação por assédio moral ou sexual
Em um ano, foram 809 trabalhadores com denúncias contra chefes por danos morais e 66 por assédio sexual
Só em 2023, o TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) da 24ª Região recebeu 809 processos trabalhistas com pedidos de indenização por danos morais e outros 66 por assédio sexual.
Os danos morais são um dos assuntos mais recorrentes na Justiça do Trabalho brasileira, com 189 mil processos novos no ano passado, ocupando a 13ª colocação, segundo dados divulgados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Para promover um ambiente de trabalho mais digno, saudável, seguro e sustentável nos tribunais, até o dia 3 de maio acontece a Semana de Combate à Violência, Assédio e Discriminação, com o tema "Violência, assedio e discriminação, não. Respeito, sim".
A campanha promoverá ações de capacitação e de sensibilização para magistrados servidores, estagiários e aprendizes, como também levará informações para a sociedade sobre as formas de assédio e discriminação e como denunciar tais violações de direitos.
Qualquer pessoa que sofra violência, assédio ou discriminação pode denunciar ao Ministério Público do Trabalho (clique aqui), ao sindicato ou associação da categoria e à ouvidoria ou RH da empresa. As vítimas também podem procurar um advogado ou advogada e abrir um processo trabalhista.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.