Melhor que gastar em aposta, app é estratégia para não faltar academia
Plataforma permite criar grupos de competição, onde o prêmio final é conquistar uma vida ativa e com saúde
Muito se fala em aplicativos de apostas como o "Tigrinho", mas já pensou em investir em um aplicativo onde o prêmio final é conquistar uma vida ativa e mais saudável? Essa é a proposta de uma plataforma que vem conquistando o público nas academias de Campo Grande, criando um ambiente descontraído de competição, onde lidera aquele que for mais dedicado e engajado em manter a rotina de atividades físicas.
O Gymrats, carinhosamente chamado de "rato" por alguns usuários, é um aplicativo fitness projetado para ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos de saúde e condicionamento físico. Ele oferece uma variedade de funcionalidades, incluindo planos de treino personalizados, acompanhamento do progresso, exercícios demonstrativos e dicas de nutrição.
Na plataforma, os usuários podem criar grupos com amigos para compartilhar fotos e vídeos das atividades físicas realizadas ao longo dos dias, adicionando um título, uma descrição e informações como o tempo dedicado ao treino ou a distância percorrida em uma corrida, por exemplo. Com base nesses dados, o aplicativo gera um ranking entre os participantes, destacando quem está mais engajado com a rotina fitness.
A editora de vídeo Bruna Marcondes, de 28 anos, relata que pratica musculação e tem como meta treinar seis dias por semana. No entanto, confessa que tem dificuldade em manter a frequência. Por isso, o aplicativo surgiu como uma proposta de um amigo para o grupo, incentivando todos a não faltar à academia.
"Eu sou muito preguiçosa, então é um esforço diário manter a frequência para ir treinar. A gente está utilizando [o app] vai fazer um mês, e é realmente impressionante como incentiva. Você abre despretensiosamente o grupo, aí o pessoal tá lá postando o peito, o tríceps os ombros, que hoje é dia de leg day, ou que fez natação, e ai você fala, 'poxa, não vou ficar para trás'. Então querendo ou não motiva", declara Bruna.
A editora detalha que, ao todo, são sete pessoas em seu grupo, e o intuito é incentivar uns aos outros a praticarem atividades físicas todos os dias. Segundo Bruna, o lema deles é "errar duas vezes é permitido, três vezes é burrice". Além disso, o aplicativo também ranqueia os participantes, o que cria um clima de competição saudável entre os amigos, já que ninguém quer perder sua posição na classificação do grupo e ficar para trás.
A gerente administrativa Mirela Ferreira Martinez, de 38 anos, declara que já frequentava o treino de crossfit regularmente, mas o aplicativo fez com que ela se sentisse ainda mais motivada a se dedicar às atividades. "Hoje em dia, se eu não treinar, parece que falta algo no meu dia, ele não fica completo. Treino de segunda a sábado, só falto se não tiver outro jeito. Pode estar frio, pode estar chovendo, não importa, eu estou lá", expressa.
A respeito dos rankings e desafios, Mirela explica que a competição estimula ainda mais o grupo do qual faz parte, promovendo uma interação que faz bem para o corpo e a mente. "Ninguém quer ficar na lanterninha, então sempre estamos fazendo algo a mais: uma bike depois do treino ou uma caminhada até o mercado. Tudo conta, e a competição é super saudável".
A recepcionista Luana Stral, de 20 anos, também pratica crossfit e comenta que tinha bastante dificuldade em manter a consistência nos treinos. Sua meta era aumentar de três para cinco dias na semana dedicados à prática de exercícios físicos, e ela afirma que o aplicativo do "rato" a ajudou a vencer esse desafio.
"Antes eu fazia só o cross 50 minutos. Agora eu sempre tento fazer um cardio na bike depois do treino ou ir andando para casa, que dá 5 km, coisas que antigamente seriam impossíveis. Acho que a adrenalina ajuda, ainda mais com o grupo com quem estou participando. A gente brinca, distrai e desafia um ao outro todos os dias".
A designer de sobrancelha, Valdelice Ramalho, de 47 anos, expressa que sempre gostou bastante de treinar, e que sua maior motivação é a sensação de bem-estar que o exercício físico proporciona. Mesmo nos dias em que a preguiça bate à porta, ela garante que prefere espantar o sentimento, e não perder o ritmo e sair da rotina.
Ela descobriu a plataforma do Gymrats há um mês, e afirma que o aplicativo a ajudou a "dar um gás" nos treinos e ver os progressos e ranking dos colegas a incentivou, também, a melhorar e ser mais consistente.
Além disso, Valdelice conta que a sensação de desafio e o senso de comunidade tornaram os treinos mais empolgantes e mexeu bastante com seu lado competitivo. Ela compartilha que, inclusive, atualmente está focando mais na corrida, porque vale mais pontos.
"Saber que estou sendo desafiada e que posso melhorar a cada treino me dá aquele empurrãozinho extra. A competição é uma forma de brincadeira que torna a rotina mais gostosa e me motiva a ir para a academia, porque, além de evoluir no meu próprio ritmo, fico animada para ver meu desempenho crescer. É como um desafio divertido que torna os treinos mais empolgantes, mesmo nos dias mais difíceis", comenta Valdelice.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.