No aniversário de 50 anos, o presente foi a primeira maquiagem da vida dela
A festa estava pronta. O espaço decorado. Família e amigos convidados. Só precisava buscar o bolo na confeiteira. Faltavam poucas horas para o horário marcado no convite. A roupa da aniversariante já estava escolhida e separada. Mas o que não estava no scripit, era a maquiagem, a primeira da vida dela, quando comemorava os seus 50 anos.
Valéria é uma mulher simples, um tanto tímida (pelo menos para quem a conhece pouco), casada, mãe de três filhos, comerciante... E no último final de semana, ganhou o presente de um maquiador profissional. Henrique Foizzer é de São Paulo e passava por Belo Horizonte para dar um curso de automaquiagem, que faz pelo Brasil todo.
Tive o privilégio de fazer essa ponte entre os dois e também de ser testemunha de um momento marcante para a autoestima dela.
Quando chegamos à casa para maquiá-la, era nítido um certo nervosismo e um sorriso ainda contido. Mas a felicidade também estava ali, sem cerimônia de se fazer ser notada.
De cara, ela disse que nunca havia se maquiado, muito menos ter sido maquiada por um profissional.
Como a festa foi durante o dia, a maquiagem foi leve e delicada, assim como Valéria. E no final, não havia preço para o brilho estampado nos olhos da anfitriã.
Talvez Valéria, aos 50 anos, não precisasse de uma maquiagem, mas descobriu que toda mulher não é mais mulher por causa de um batom vermelho, e sim quando um olhar mais apurado enxerga (realça) uma beleza que sempre esteve ali.
E no final das contas, quem será mesmo que ganhou o presente? Ela ou o maquiador?
*Mariana Lopes é jornalista e colaboradora do Lado B.