ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 34º

Comportamento

Passeio internacional vai fazer Natália vencer medo de 21 anos

Arquiteta vai participar do 1º circuito internacional de pedal para mulheres, neste domingo, em Campo Grande

Natália Olliver | 15/09/2023 07:10
Natália e o tio Carlos, durante uma tentativa de ensinar a menina andar de bicicleta (Foto: Arquivo pessoal)
Natália e o tio Carlos, durante uma tentativa de ensinar a menina andar de bicicleta (Foto: Arquivo pessoal)

Um tombo na infância afastou Natália Gameiro dos pedais por 21 anos. Hoje, com 33, ela quer vencer o receio para conseguir participar do evento ‘Juntas no Pedal – Fancy Women Bike Ride’, primeiro passeio ciclístico internacional voltado a mulheres em Campo Grande, que acontece neste domingo (17). O intuito é justamente celebrar a vontade de mudar hábitos e incentivar a sustentabilidade de maneira leve, livre e despojada. Ou seja, sem roupas específicas ou preparação.

A arquiteta e urbanista explicou ao Labo B que o trauma sofrido aos 12 anos, aparentemente, foi simples, mas que impossibilitou que ela aproveitasse momentos únicos ao lado de amigos e familiares.

“Não foi nada demais, na verdade foi só uma ralada de criança e parei de andar, aí o medo foi crescendo. Caí na rampa da garagem do prédio e desde lá nunca mais andei. Quando entrei na faculdade, tinha amigos que andavam, mas eu já ficava cabreira porque não tinha prática. E o medo foi crescendo.”

Em 2022, ela resolveu alugar uma bike no Rio de Janeiro para uma nova tentativa, achou que a paisagem ajudaria, mas a experiência não foi muito como Natália imaginava. “Eu passei metade do tempo andando e carregando a bicicleta e a outra metade gritando”, brinca.

O circuito veio como incentivo para outra chance de superar o medo sem pressões e com um propósito maior. “Eu acho que essa é uma super oportunidade de estar com muitas mulheres que admiro, num evento que acho importante. Vai ter gente que pedala quilômetros por dia e quem tem insegurança em pedalar. Esse evento chama muita atenção para mulheres ocuparem a rua, e foi o que fez eu me sentir motivada”.

Sobre o receio, a arquiteta ressalta que vai além de possíveis quedas, mas do ambiente urbano, cheio de entraves que impedem a circulação tranquila de mulheres em determinados horários na cidade.

“Eu acho que um dia volto a pedalar. Acho que andar esporadicamente, em eventos como o Fancy pode fazer eu conseguir voltar. Esse lance de se sentir segura na rua é muito importante. Tem muitas mulheres que não se sentem por vários motivos, porque infelizmente existem riscos além.”

Natália acrescenta que caso não consiga pedalar, pretende andar ao lado do veículo. “Vou tentar e se não conseguir eu vou a pé carregando a bike”.

Da esquerda para direita, Luza e Laura, organizadoras e voluntárias do projeto em Campo Grande (Foto: Aqruivo pessoal)
Da esquerda para direita, Luza e Laura, organizadoras e voluntárias do projeto em Campo Grande (Foto: Aqruivo pessoal)

Fancy Women Bike Ride - O FWBR acontece sempre no domingo, durante a semana do Dia Mundial Sem Carro, comemorada em 22 de setembro. Neste ano, acontecerá no dia 17, em aproximadamente 174 cidades e 30 países.

Em Campo Grande, o evento é realizado voluntariamente por sete mulheres, Fátima Martin, Laura Machado, Luza Basso, Mariane Delamare, Natália Gameiro, Raína Menezes e Raquel Taminato. De acordo com Raquel, a proposta é ser um passeio divertido e um momento para lembrar que pedalar pode ser libertador. Além, claro, de incentivar mais mulheres a usarem a bicicleta como meio de transporte e reivindicar mais segurança nas vias.

Fui pesquisar o que era e vi que não tinha nenhum evento no Brasil. O FWBR segue o código de vestimenta extravagante, feroz, fabuloso. Ou seja, você é livre para se sentir como quiser, com algo que se sinta linda, forte e ótima. Sabemos que não vamos mudar o mundo com um passeio de bicicleta feminino, mas podemos plantar sementinhas de mudança de hábitos, diz Raquel.

Circuito - O passeio é aberto e para participar não é preciso fazer inscrição, apenas comparecer nos pontos de encontro localizados na Avenida do Poeta com a Rua Gardênia ou na rotatória da Avenida Mato Grosso com a Rua Fadel Iunes. A partida está programada para as 9h na Avenida do Poeta com destino final na Praça Bosque da Paz, bairro Carandá. O trajeto poderá ser feito em ritmo lento.

A organizadora ressalta que crianças e homens são bem-vindos. Entretanto, pontua que o evento é voltado às mulheres. “Homens podem participar, mas o passeio é das mulheres. Pedimos que eles se mantenham como coadjuvante, que obedeçam o código de vestimenta e ajudem registrando o momento”.

Mapa com pontos de encontro do circuito feminino deste domingo (Foto: Divulgação)
Mapa com pontos de encontro do circuito feminino deste domingo (Foto: Divulgação)

Aluguel de Bike - Para aquelas que não possuem uma bicicleta o evento indicou alguns lugares onde o empréstimo está disponível. Confira o trajeto e onde alugar as bikes.

Lugares para aluguar bikes, próximo aos pontos de encontro do grupo (Foto: Divulgação)
Lugares para aluguar bikes, próximo aos pontos de encontro do grupo (Foto: Divulgação)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias