ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, QUARTA  09    CAMPO GRANDE 32º

Comportamento

Saúde pediu ‘socorro’ e Claudia saiu do ócio para musa fisiculturista

Veterinária pegou gosto pelo estilo de vida maromba e estreou em campeonato de fisiculturismo aos 40 anos

Por Idaicy Solano | 09/10/2024 06:57
Montagem mostra antes (2018) e depois (2024) de Claudia (Foto: Arquivo Pessoal)
Montagem mostra antes (2018) e depois (2024) de Claudia (Foto: Arquivo Pessoal)

Foi preciso chegar ao ponto de sentir que sua saúde estava "pedindo socorro" para que a médica veterinária Cláudia Macedo abandonasse o ócio e pegasse firme na musculação. Tudo começou quando ela notou que, antes de cuidar de outras pessoas, precisava cuidar de si mesma para ter forças para atender às necessidades dos filhos. Ao iniciar uma rotina de treinos, atrelada a um estilo de vida saudável, Cláudia tomou gosto pela vida fitness e estreou em um campeonato de fisiculturismo aos 40 anos.

Cláudia relata que sempre foi bastante magra e nunca seguiu uma alimentação regrada, o que piorou durante a faculdade, quando, com a correria do dia a dia, os exercícios e a alimentação sempre ficavam para depois.

A musculação só passou a fazer parte de sua rotina em 2018, após sua filha mais velha, Rafaela, receber o diagnóstico de autismo. Cláudia conta que despertou para a realidade e percebeu que, se quisesse ter forças para cuidar dos filhos, precisaria cuidar de sua saúde primeiro.

"Após descobrir que a Rafaela era autista, passei uns seis meses muito focada nela e piorei na alimentação, sono e autocuidado. Então percebi que, para cuidar dela e do Davi, precisava cuidar de mim. Essa foi a principal motivação; minha saúde estava pedindo socorro. No início, era para construir um bom hábito, mas hoje é algo inerente a mim, é minha terapia", relata.

No começo, a médica veterinária confessa que ouviu que sua dedicação aos treinos era "exagero" e chegou a ser tachada de fanática. Mas nada a fez desviar do propósito de conquistar o estilo de vida que buscava.

Aos poucos, Cláudia relata que foi mudando a visão das pessoas à sua volta e até conseguiu incentivar colegas a adotarem hábitos mais saudáveis, como preparar refeições nutritivas para o dia a dia, em vez de se render à má alimentação por causa da correria do trabalho.

Claudia em campeonato regional de fisiculturismo, em Goiás, em agosto deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Claudia em campeonato regional de fisiculturismo, em Goiás, em agosto deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Corpo real e sem pressão 

Claudia começou a treinar para valer quando tinha 34 anos, e estreou nas competições em 2024, aos 40. E o sentimento, segundo ela, é de quem ainda está apenas começando. Ela pontua que o fisiculturismo não tem idade, e que recentemente assistiu ao campeonato de uma atleta de 61, que a inspirou.

“Hoje aos 40 eu me vejo muito melhor do que com 34. Eu sei que a gente tem muito pra melhorar, às vezes a pessoa fala que já tá velha, mas nunca é tarde. É sempre uma descoberta nova quando você vai pro treino, quando você ajusta a dieta e você vê as mudanças”, diz.

Em publicação recente em suas redes sociais, Claudia aproveitou para compartilhar um momento de suas férias, e exibir o shape. O interessante foi que, no registro, ela fez questão de mostrar um corpo real, de uma mulher de 40 anos que aproveitou as férias e fez tudo o que tem direito, sem pressão e sem culpa.

Ela explica que, quando estava no pré campeonato, seu peso baixou consideravelmente, porque durante a preparação aumenta o gasto calórico e o atleta come menos. Mas a longo prazo isso não é sustentável, porque conforme passa o evento, muda o foco, e os atletas passam para a fase de ganhar massa.

“Mas se ilude quem pensa que só ganha massa muscular. Não tem como, vai vir uma gordurinha junto. E tá tudo bem, o metabolismo desacelera, o aeróbico diminui e todos que estão nesse esporte precisam trabalhar isso na mente, cada fase você terá um ‘shape’, e precisa se amar e se curtir em todos os processos”, comenta.

Claudia em fotografia registrada durante as férias, em setembro deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)
Claudia em fotografia registrada durante as férias, em setembro deste ano (Foto: Arquivo Pessoal)

Casal que malha junto, cresce junto 

O primeiro a iniciar no mundo do fisiculturismo foi o marido de Claudia, o odontólogo Fernando Hortenci, de 36 anos. Claudia comenta que dentro de casa, apoiar um ao outro é essencial, assim como dividir as tarefas. Além de sustentar a vida fitness, o casal ainda precisa conciliar a rotina de treinos e de cuidar da alimentação, com o trabalho e os filhos. Claudia e Fernando têm dois filhos, Rafaela, de 11 anos, e Davi, de nove anos.

Os treinos acontecem cinco vezes na semana, além do cardio, que é feito todos os dias. O casal conta com a assessoria da coach Carolina Dittmar, carinhosamente apelidada de ‘Boss’, para estipular a dieta e os treinos.

Quando estavam treinando para o campeonato regional em Goiás, Claudia compartilha que acordavam todo dia às 3h40, e a rotina consistia em fazer o cardio, levar as crianças pra escola, ir para o trabalho, parar para treinar na hora do almoço e cuidar do preparo das refeições, baseadas na dieta, assim como dedicar tempo aos filhos, de noite.

“A gente ajeita a agenda aqui e ali, e com a ajuda da minha super mãe, que leva as crianças nos compromissos quando não podemos. Um apoia o outro. Alinhar os objetivos facilita demais, principalmente para quem tem filhos e uma rotina além da academia e dieta. Até a avó ajuda porque a Rafinha tem terapias e nós temos o trabalho também”, compartilha Claudia.

Para Claudia, a maior dificuldade não está em ter que dar conta do trabalho, dos filhos e dos treinos, e sim em conter a ‘autopiedade’. “Quando você puxou um plantão de 12 horas e ainda tem o cardio pra terminar,  você pensa ‘eu mereço um lanche’. Mas o lanche não vai durar 15 minutos, então você precisa pensar no longo prazo e saber que sua recompensa vai chegar”.

Casal malha junto e se prepara junto para os campeonatos (Foto: Arquivo Pessoal)
Casal malha junto e se prepara junto para os campeonatos (Foto: Arquivo Pessoal)

Campeonatos 

Fernando já participou de três campeonatos, e Claudia fez sua estreia nas competições em agosto deste ano. Fernando estreou na Noite dos Campeões, em dezembro de 2022, e foi top 2 na categoria de estreantes. No ano seguinte, disputou a categoria Classic Physique, no regional do Rio de Janeiro, e foi top 2 no Pantanal Contest Campo Grande. Este ano, competiu na categoria master no regional em Goiânia, ficando top 2 novamente.

Competidora de primeira viagem, Claudia estreou em Goiânia este ano na categoria bikini fitness, e fez sucesso ao levar para casa três títulos. Ela foi top 1 na categoria master, top 2 na estreantes e top 2 na categoria open A (altura das atletas até 1,63).

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias