Todo dia, Josie acorda às 6h só para decorar a mesa do café da manhã
A mãe de 4 e avó de duas já dorme pensando na decoração do dia seguinte; "único momento de tranquilidade que tenho no dia", diz
Na Vila Carlota, Josie Pereira de Souza é a mãe de 38 anos com quatro filhos na "bagagem", avó de duas netinhas e esposa dedicada que acorda bem cedo, antes de todo mundo da família, só para preparar a mesa do seu café da manhã. Por trás do que ela chama de "único momento de tranquilidade" – às 6h da manhã – existe a mania diária e inquestionável pela decoração de uma boa mesa posta.
Tem vezes que antes de dormir, já fico pensando em que decoração e estilo de mesa vou montar no dia seguinte", admite.
Ela guarda em casa, tudo organizado em uma dupla de armários e em prateleiras altas "anti-enxeridos", uma coleção digna de loja de departamento: são itens que vão desde taças, bules, xícaras, pires, pratos de vários tamanhos, bowls, vasinhos de flores, jogo americano, guardanapos, enfim, entre tantos outros objetos que colorem e preenchem sua mesa.
"Realmente não faço ideia da quantidade de coisas que eu tenho, mas tenho quase a certeza que já passou dos 100! Todos são meus xodós, amo tudo, mas a minha xícara em formato de coração que comprei recentemente está sendo a maior das paixões. Sempre quis ter uma", confessa.
Na arrumação da mesa de Josie, flores e frutas nunca pode faltar, afinal – conforme suas próprias palavras – "o café da manhã deveria ser a refeição mais importante do dia, sim". Para ela, o momento de paz que tem pra si antes do "batidão" do dia a dia.
É no seu perfil do Instagram onde faz questão de compartilhar publicamente suas organizações de mesa posta que procura preparar com tanto zelo. Por enquanto a única superfície para as refeições da família é uma mesa retangular que mal cabe ela e o marido, que dirá o filho de 13 anos e o menininho de 2 – os outros mais velhos já não moram com os pais. Mesmo assim, se deixa levar pela moda diária das decorações de mesa.
"Não sou blogueirinha e nem quero ser uma. No início, não sabia nem o que era um hashtag. Com o tempo, fui descobrindo e melhorando as postagens. Mas hoje em dia nem marco mais as lojas que eu sempre costumo comprar, porque nem desconto por ser uma cliente fiel elas me dão. Então, fica por isso mesmo".
"As inspirações vem da minha cabeça mesmo, do que eu acho que combina e fica bonito. É muito difícil eu procurar referências na internet porque eu passo raiva, são tantas coisas lindas que eu queria ter", brinca.
Na sua experiência de decoradora informal, Josie aconselha: "a peça chave é sempre ter itens brancos pra mesclar com os coloridos. Amo as cores, acho que dão maior vida em tudo".
Por mais que essa sua mania da mesa posta garanta os likes nas redes sociais, é para si mesma que prepara tudo com carinho e orgulho.
"Não digo que eu seja a louca da mesa posta, simplesmente tenho um sentimento muito gratificante por deixar tudo bonito e arrumado. Eu mesmo me inspiro. As pessoas tirarem de mim a inspiração também me deixa feliz. Quem me pede dicas de como arrumar uma mesa, eu ensino com o maior prazer".
Neste domingo (13), Josie irá preparar uma pequena e simples feijoada para o almoço de família. Em comemoração pela matéria no Campo Grande News, irá por a mesa "como nunca antes" – para todo mundo sentar juntos e curtir o domingão.
Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.