Do coto umbilical ao leite materno, Jeancarla ‘eterniza’ DNA em joias
As opções vão desde pingentes, berloques, chaveiros, joias pet a quadros de maternidade
Já imaginou eternizar pequenos pedaços de quem você ama e guardar para sempre fragmentos do crescimento de uma criança? Essa é a proposta da artesã Jeancarla dos Santos, de 38 anos, que decidiu começar a criar joias afetivas, feitas a partir de materiais que tenham algum valor emocional, como dentes, leite materno e até cordão umbilical.
Jeancarla trabalhava anteriormente na área de educação infantil e fazia artesanato como uma forma de obter renda extra. Em 2018, ela realizou o sonho de ser mãe, após anos de tratamento e enfrentar um aborto. Já na pandemia, decidiu deixar suas funções na escola para ficar em casa com a filha. Foi então que o trabalho manual se tornou sua principal fonte de renda.
A artesã conta que, após o desmame de sua filha, Cecília, ela congelou e guardou uma mamadeira cheia de leite materno, com a ideia de transformar o alimento em uma joia, pois sempre teve o desejo de criar sua própria peça.
Depois de dois anos com o leite congelado, ela começou a utilizar a internet para pesquisar sobre a criação de joias a partir de materiais como fios de cabelo e dentinhos de leite, e passou a fazer vários testes. Jeancarla dedicou cerca de um ano a cursos e experimentos até criar sua marca e começar a comercializar os produtos.
"Sempre gostei de artesanato, e aliar os trabalhos manuais a algo que tem tanto significado não tem preço. Poder transformar lembranças, objetos tão importantes que ficariam engavetados em peças únicas, exclusivas e podem ser carregadas sempre com você é realmente muito especial”, expressa a artesã.
A artesã detalha que as joias afetivas representam a materialização de momentos únicos e especiais, permitindo que o cliente os eternize e carregue para sempre com eles. “Mais do que preço, essas joias possuem valor inestimável por se tratar de algo único e de valor sentimental incalculável. O que faz de cada joia única, especial e exclusiva”, comenta.
Há uma infinidade de opções que podem ser transformadas em joias, como leite materno, cabelo, coto umbilical, umbigo dente e flores. No caso das mães de pets, podem ser utilizados o pelo, penas, cinzas de cremação, pedacinhos de tecido de alguma roupa, dentre outros.
Após a escolha do material e da joia, ele passa pela montagem, lixamento e polimento, e então é enviado de volta para a pessoa em uma caixinha. Jeancarla trabalha com prata 925 e ouro 18 quilates, e as opções vão desde pingentes, berloques, chaveiros, joias pet a quadros de maternidade. Os preços variam de acordo com o objeto e material escolhido.
Todo o processo é feito de maneira 100% artesanal, pelas mãos da artesã, e ela destaca que, apesar de fazer o mesmo modelo de joia ou decoração diversas vezes, cada peça acaba sendo única, e nunca um trabalho ficará igual ao outro.
“Cada trabalho realmente é único e especial. Todas as peças que passam por aqui, de alguma maneira marca, pois ficamos sabendo história da família, tendo um contato mais próximo”, detalha.
Jeancarla comenta que trabalhar com joias afetivas é uma função bastante delicada e emocional, pois ao confeccionar os produtos, está lidando com um pedaço da história de diversas pessoas.
Os trabalhos mais tocantes, segundo ela, são os em que atende ‘mães de anjos’ (mães cujo os filhos faleceram). “Às vezes eternizamos as únicas lembranças físicas que restam, então trato com o maior respeito cada material que chega até mim. Mas isso também me alegra, pois meu trabalho está trazendo alguma forma de carinho e conforto, pois a mamãe poderá carregar sempre um pedacinho concreto dessa saudade”, acrescenta.
Jeancarla envia os produtos para todo Brasil. Após fazer o pedido, a pessoa envia seu material e depois da confecção, a joia e todo material que sobra volta dentro de uma caixinha. Quem quiser conhecer o trabalho dela, basta acessar o perfil no Instagram @unica_joiasafetivas.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: