ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 27º

Consumo

Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal

Da geleia de tereré à comida de comitiva, dá para ter acesso a uma variedade de produções de MS

Por Natália Olliver | 13/03/2025 06:55
Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal
Mestre da culinária pantaneira, Júlio Pipoca leva comida típica para quem ama MS  (Foto: Silas Ismael)

Aqueles que saem de Mato Grosso do Sul e querem levar um pedacinho do Pantanal para onde vão não precisam rodar todas as cidades atrás de comidas típicas, lembrancinhas e artesanatos. De geleia de tereré a comida de comitiva, plataforma online reúne diversos produtores para facilitar a vida de quem gosta da cultura sul-mato-grossense e se recusa a abandonar as raízes.

Opção é o que não falta. O site serve apenas como mediador, as encomendas e vendas são feitas direto com as lojas e artistas, em outras palavras, é como um catálogo digital de serviços e atividades.

Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal
Coxinha de jacaré feita por restaurante de Corumbá (Foto: Restaurante Miguéis)

Na parte de comida, classificado como ‘experiências’, pratos típicos como sopa paraguaia, filé de pintado e receitas com carne seca. Alguns dos destaques são coxinha de jacaré (do Restaurante Miguéis), medalhão de carne seca com banana da terra (do Barco Hotel Almirante), caldo de piranha, farofa de carne de sol e erva mate (do Balneário Recanto Vale do Sol) e ceviche de pintado, por exemplo.

Além desse, há opção de comidas que fazem história no Estado como a de comitiva, feitas para os peões durante as travessias no Pantanal para levar gado a outros lugares. Entre elas o arroz carreteiro, feijão gordo e costela fogo de chão. Quem comanda o fogão é o mestre da culinária pantaneira Júlio Pipoca.

Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal
Medalhão de carne seca com banana da terra(Foto: Barco Hotel Almirante)

Geleia de tereré (do Genuíno 67) de flores (Flores Comestíveis CG)  também estão na lista. Junto deles o gelato com frutos do cerrado. Os ingredientes do sorvete incluem cachaça de guavira, bocaiúva, chocolate do Pantanal Angí com brigadeiro de Baru, cappuccino de Jatobá com brigadeiro de Baru e até tereré.

Já na parte de arte e artesanato há diversas peças de animais do bioma pantaneiro, muitas cores, bolsas, ecobags, cerâmicas, itens decorativos feitos de barro e argila e  diversos brincos com flores e animais.

Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal
Caneca de ceramica ilustrada com capivaras, um dos simbolos do Pantanal (Foto: Arte e Harmonia)

A plataforma surgiu em 2022 pelo Sebrae-MS e desde então conta com 200 negócios cadastrados. Gabriela Rodrigues Junqueira é dona de uma empresa de bordados, ela  participa da plataforma 'Made In Pantanal' há quase dois anos e conta que chegou a vender os produtos para Alemanha e Portugal.

“Participei de três feiras. Trabalho com bordados, ecobags, colares e chaveiros. Tenho uma demanda muito grande. A plataforma dá visibilidade maior para nós. A marca é muito bem vista.Tive vendas feitas pela plataforma para o exterior até. Minhas encomendas são todas personalizadas, e quase todas voltadas ao tema do Pantanal ou povos originários”.

Para acessar a plataforma e conhecer todo o catálogo clique neste link.

Plataforma facilita vida de quem vive fora, mas sente falta do Pantanal
Itens da loja de artesanado da empreendedora Gabriela (Foto: Gabriela Rodrigues Junqueira)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias