ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Criticar antigos contratantes pode prejudicar sua carreira

A nova campanha teve bastante engajamento nas redes por conta das alfinetadas da Anitta, mas isso não pega bem

Por Larissa Almeida (*) | 25/04/2025 10:24

As pessoas adoram uma fofoca, uma treta, uma confusão. Isso é fato. Mas óbvio que adoram assistir de camarote afinal, ninguém gosta de confusão na própria vida. Este é um dos grandes motivos do super engajamento da nova campanha da cantora Anitta com o Mercado Pago, lançada esta semana. No comercial, veiculado nas redes sociais e na televisão aberta, a cantora alfineta o antigo banco digital, o Nubank, do qual chegou a ser até acionista e conselheira. Em algumas das falas, ela diz “vai ficar aí roxo de vontade de mudar? Vem com a patroa” e completa: “meu relacionamento anterior não estava rendendo”.

A “treta” e o engajamento podem até ser ótimas para o novo contratante, que ganha visibilidade em sua nova campanha, mas para a Anitta é mais uma polêmica que ela podia ter evitado e certamente um tiro no pé. E por quê? Simples: se ela fala mal do antigo contratante, o que a impede de falar mal deste quando o contrato expirar? Isso destrói a credibilidade e gera desconfiança no mercado, e nos futuros contratantes.

É evidente que Anitta é livre para fechar contratos com quem quiser, mas poderia ter optado por enaltecer o novo contratante sem desmerecer o anterior. E isso vale para todos nós.

Vou citar um exemplo prático: se você vai a uma entrevista de emprego e, durante a conversa com o recrutador fala mal do antigo trabalho, ou do chefe, ou dos colegas, certamente esta pessoa não vai querer contratar você. Porque o pensamento é: se faz isso com o antigo trabalho, vai fazer comigo quando sair daqui. Simples assim. Porque as pessoas tendem a repetir comportamentos.

Quando uma pessoa “cospe no prato que comeu”, ela é vista como ingrata, como uma pessoa ressentida, e principalmente, não confiável. E isso é ruim para a construção da sua reputação, principalmente no âmbito profissional, no qual a confiança deve ser um dos pilares. Lembre-se disso: a sua reputação é algo mais valioso que dinheiro, você precisa levá-la a sério. Tudo o que você faz ou fala tem impacto, se não agora, no futuro.

E para terminar, mais um ditado popular muito verdadeiro: “quem semeia vento, colhe tempestade”.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias