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Boa Imagem

Elementos não visuais que sabotam a sua imagem

Alguns aspectos da nossa imagem não são percebidos pelos olhos, mas por outros sentidos, como audição e olfato

Por Larissa Almeida (*) | 10/04/2025 09:22

Não é segredo para você, leitor que acompanha assiduamente a coluna, que a nossa imagem compreende tanto a aparência, quanto o comportamento e a comunicação. Tudo ao nosso redor comunica uma mensagem e releva aspectos da nossa personalidade, as roupas que usamos, acessórios, estilo de vida e até alguns elementos não visuais como a fragrância que escolhemos. E alguns destes elementos não visuais podem sabotar a sua imagem, assim como uma roupa furada, um cabelo sujo ou uma lingerie aparecendo no trabalho.

Sabotar a sua imagem significa que pode transmitir mensagens negativas sobre você mesmo que não diga uma palavra. Então, preste atenção nestes três aspectos e veja se você se utiliza de alguns destes companheiros traiçoeiros.

PERFUME

Um dos aspectos não visuais que considero mais ruidoso para a imagem é o perfume. Mas em excesso. O olfato é um sentido poderoso e mais imediato, porque ele conta uma história sobre nós mesmo que estejamos em silencio, e mesmo de longe, muitas das vezes. Eles nos ajudam a contar sobre nossa personalidade, nossas intenções e causam impacto instantâneo, que pode ser positivo ou negativo.

E por tudo isso, é preciso tomar cuidado. Não utilize perfumes que tenham fragrâncias muito intensas em ambientes profissionais ou locais muito quentes e abafados. Não tem nada mais desagradável que as pessoas sentirem seu perfume sem nem estarem perto de você. Sabe quando a pessoa sai da sala ou sai do elevador e o cheiro dela fica? Não é um jeito inteligente e muito menos gentil de deixar a sua marca. Pelo contrário. Principalmente no trabalho e em ambientes muito quentes, abafados ou com muita gente, evite fragrâncias fortes, ou pelo menos aplicar uma quantidade excessiva.

Para evitar exageros, é mais efetivo aplicar o perfume em pontos estratégicos, em áreas onde a pele é mais quente e o fluxo sanguíneo e maior, como pulsos, pescoço, atras das orelhas e dobras dos cotovelos e joelhos. O calor do corpo nestas áreas ajuda a difundir a fragrância ao longo do dia. Tenha cuidado ao aplicar o perfume nas roupas porque alguns podem provocar manchas.

ROUPAS E ACESSÓRIOS RUIDOSOS

Sabe quando você sabe que a pessoa está chegando pelos barulhos que ela emite? Sapatos que não têm tiras no calcanhar, como rasteiras, chinelos e tamancos, ficam batendo no chão conforme o caminhar justamente porque ficam soltos. Então você anda e o ploc-ploc vai junto. Ou o chilepe do chinelo. Para alguns ambientes, principalmente profissionais, isso é péssimo, porque pode parecer que você quer ser o centro das atenções e chamar atenção para si ou pior, que está desanimado (a) ou cansado (a) demais para levantar os pés quando anda, e por isso os arrasta.

Isso também vale para o tilintar de muitas pulseiras nos braços, ou colares com vários pingentes, ou brincos com penduricalhos, chaveiros pendurados na calça ou na bolsa e por aí vai.

SMARTWATCH

Aqui já entra o aspecto comportamental. Claro que falando sobre estética, o smartwatch é um “relógio” feio. Quando se trata de dress code, ou código de vestimenta, seu uso deve ser restrito a ambientes informais ou esportivos, mas quando se trata de imagem pessoal, ele é um tiro no pé, porque te distrai durante as interações com outras pessoas, principalmente em ambientes profissionais.

Imagine conversar com uma pessoa que fica o tempo todo olhando as notificações no tal relógio? Que não presta atenção quando está conversando com você? Que fica nitidamente dispersa? Ruim né? Pois então, este tipo de relógio hiper conectado ajuda e muito a deixar a pessoa distraída e sem foco durante as interações com outras pessoas. Quando não praticamos a escuta ativa, ou olhamos em outras direções durante uma conversa, parecemos desinteressados, mesmo que sem intenção. E isso é ruim para a nossa imagem, porque demonstra que você não gostaria de estar ali interagindo com aquela pessoa. Você pode acabar perdendo oportunidades por parecer desinteressado (a) ou distraído (a).

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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