Vai mudar de óculos? Descubra a importância do filtro de luz azul
Uma das mudanças no cotidiano pós-pandemia foi o aumento do uso de telas. Seja para trabalho ou lazer, cada vez mais as pessoas passaram a utilizar celular, tablet e notebook, ficando ainda mais expostos à luz azul.
Também conhecida como luz visível, ela também aparece em lâmpadas fluorescentes e, por não ser filtrada pelos olhos, atinge partes como a retina e pode desencadear alguns problemas de visão. Não à toa, foi notado também um aumento nos casos de fadiga ocular e visão embaçada.
Para ajudar na prevenção destes problemas, o mercado de óticas vem oferecendo uma opção de óculos de grau que se torna cada vez mais popular: aqueles com filtro de luz azul.
Na verdade, esse "tratamento" não é novidade no Brasil, pois está disponível desde 2013. Porém, foi com a mudança na rotina que os usuários de óculos de grau passaram a valorizar ainda mais esse tipo de lente.
Os óculos de grau com filtro de luz azul absorvem a luz azul-violeta, permitindo que apenas a luz benéfica chegue até os olhos. Ou seja, a lente vai atuar na melhoria do bem-estar visual, além da diminuição da sensação de cansaço dos olhos, e alguns outros sintomas como dor de cabeça.
Portanto, quem está pensando em trocar de óculos ou vai comprar o acessório pela primeira vez deve levar em consideração acrescentar o filtro de luz azul na lente, para garantir mais conforto nas atividades do dia a dia, assim como uma boa saúde ocular. Hoje é possível incluir esse tipo de filtro em armações de todos os estilos e formatos, combinando com todos os perfis de usuários.
Vale lembrar que nem só os óculos de grau possuem esse tipo de lente. Quem não tem nenhum tipo de problema de visão, mas faz uso excessivo de lentes e deseja proteger a visão, pode escolher uma opção de óculos sem grau.