A cada 15 dias, clube se reúne para testar habilidade com cubo mágico
Independente do nível, membros aprendem desde os passos básicos até estratégias mais avançadas
A cada 15 dias, turma se reúne para se divertir e se desafiar a montar diversos tipos e tamanhos e cubos, desde os tradicionais três por três, quatro por quatro e até cinco por cinco, e em diversos formatos, como os hexagonais e pyramix. Com público ainda tímido, o Clube do Cubo Mágico começou em dezembro de 2024, e já visa os campeonatos estaduais.
A professora de física Amanda Cristina Naujorks, de 25 anos, é uma das responsáveis por criar o clube, e explica que a ideia surgiu no ano passado, após o primeiro Campeonato Estadual de Cubo Mágico de Mato Grosso do Sul, organizado pela WCA (Federação Internacional de Esportes de Cubo Mágico).
"Mato Grosso do Sul era um dos únicos estados que nunca havia tido um campeonato oficial pela WCA. E aí, com a iniciativa, a gente entrou em contato com eles, eles também tinham interesse em trazer [o campeonato] pra cá, só faltava alguém pra organizar. Então eu e o Jefferson abraçamos a ideia", comenta.
Ela relata que o eventou reuniu muitas pessoas, incluindo gente de fora do Estado, e por isso, enxergou ali um potencial para fundar um clube, já que a cidade demonstrou ter público para isso.
"Teve um grande público, e com isso a gente percebeu também que tinha muita gente que não sabia e tinha o interesse de aprender. Foi quando então a gente resolveu fazer o clube justamente pra isso, pra poder ensinar pro pessoal que não sabe, o pessoal que já sabe, melhorar o seu tempo pra campeonatos futuros", explica.
No clube, os membros aprendem desde os passos básicos, até estratégias mais avançadas. O intuito é resolver o cubo no menor tempo possível. "A gente tem um método para resolver as camadas, e aí depois que a pessoa aprende a montar o cubo em si, a gente vai trabalhar com eles para diminuir o tempo".
Conforme os membros forem avançando, Amanda revela que deseja trabalhar outras modalidades do campeonato (além da categoria em que vence o menor tempo possível), como a modalidade vendada e modalidade debaixo da água. "A gente quer que eles façam a competição em todas as modalidades possíveis", destaca.
Voltando à época da escola, o supervisor, e um dos responsáveis pelo grupo, Jefferson Feitosa Almeida, de 24 anos, diz que a atividade foi fundamental para que ele treinasse sua concentração e foco. Quem lhe apresentou o cubo mágico foi um professor, e desde então, ele nunca mais deixou de praticar. Agora, ao lado de Amanda, ele está se dedicando a treinar novos cubistas, já visando futuros campeonatos.
A estudante Karen Rafaelle, de 11 anos, tem uma pequena coleção de cubos, e conta que a primeira vez que se deparou com um, a sensação foi de nervosismo, ao 'quebrar' a cabeça para conseguir resolver. Quando ela finalmente conseguiu, expressa que o interesse passou a aumentar, e o nível do desafio também.
"Eu fiquei viciada montando várias e várias vezes, aí eu comecei a gostar desse mundo do cubo mágico. Então eu fui pedindo pra minha mãe e pro meu pai, pra comprar outros cubos pra mim. Eu não sou a melhor, mas o clube vai ajudar a melhorar o meu tempo", declara.
A mãe, a delegada de polícia Kelly Bernando, de 47 anos, relata que ficou sabendo do clube pela internet, e decidiu levar Karen para conhecer. Ela expressa que a filha é bastante envolvida com a prática, que acaba sendo benéfica na hora de treinar o foco e a concentração.
"Ela gosta muito de matemática e gosta de atividades assim. Eu acho que estimula a memória, a concentração, disciplina, porque ela tem cada vez que a diminuir mais ainda o tempo dela [montando], então eu acho que ajuda bastante".
Ficou interessado? O clube do cubo mágico se reúne no Shopping Bosque dos Ipês a cada 15 dias. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo link e contribuir com uma taxa de R$ 10 por mês, que é destinado a compra de materiais e novos equipamentos para o clube.
Não há limite de idade, então podem se inscrever pessoas em qualquer faixa etária. O público em geral também pode assistir gratuitamente aos treinos, que acontecem das 15h30 às 17h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.