ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 25º

Diversão

Com muita alegria e samba no pé, escolas lançam o Carnaval 2025

Evento foi realizado na noite deste sábado (7), no Teatro Arena Horto

Por Idaicy Solano | 08/12/2024 07:00
Com muita alegria e samba no pé, escolas lançam o Carnaval 2025
Evento foi realizado na noite deste sábado (7), no Teatro Arena Horto (Foto: Barbara Campiteli)

O desfile das escolas de samba de Campo Grande já tem data marcada para 2025, e as sete escolas que integram a Lienca (Liga das Escolas de Samba de Campo Grande), aproveitaram o lançamento oficial para apresentar seus enredos no início da noite deste sábado (7), no Teatro Arena Horto.

O tema dos enredos vão desde homenagem a figuras que desempenharam um papel importante na história do Carnaval de Campo Grande, aos povos negros e originários.

Marcada para os dias 3 e 4 de março, os desfiles acontecem tradicionalmente na Praça do Papa, com a abertura dos Herdeiros do Samba, no dia 3, e desfile das escolas Unidos da Vila Carvalho, Catedráticos do Samba e Igrejinha, respectivamente. Já no dia 4, entram na avenida as escolas Unidos do Cruzeiro, Deixa Falar e Cinderela Tradição.

O presidente da Lienca, Alan Catharinelli, expressou que as escolas já estão trabalhando “a todo vapor”, para levar uma apresentação de qualidade aos foliões em março.

“Como sempre, podem esperar muita alegria, serão grandes enredos, enredos educacionais, lúdicos, culturais e de grande importância. Então, nós teremos, com certeza, o maior carnaval de todos os tempos na nossa cidade”, declarou.

Com muita alegria e samba no pé, escolas lançam o Carnaval 2025
O presidente da Lienca, Alan Catharinelli, expressou que as escolas já estão trabalhando “a todo vapor” para o Carnaval 2025 (Foto: Barbara Campiteli)

A festa de lançamento do Carnaval 2025 começou com a apresentação do Grupo Kachambu, e todas as escolas de samba também apresentaram os seus sambas enredos, que prometem levar muita alegria, cultura e celebração para a passarela.

A noite foi embalada pelo som da bateria e pela energia dos passistas, mestre-sala e porta-bandeira e musas das escolas de samba da cidade. O evento também contou com a presença especial da rainha de bateria Isaura Colombo, da Escola de Samba Pesada de Corumbá.

No evento, também foi celebrado o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 2 de dezembro. Na ocasião, foi feita uma homenagem às personalidades que fazem a festa acontecer em Campo Grande, incluindo os presidentes das escolas de samba, os embaixadores do samba e autoridades que apoiam o Carnaval.

Presidente da escola de Samba Deixa falar, Francis Fabian disse que espera repetir o feito de 2024 em 2025, e levar mais uma vez o troféu de campeão para casa. "A responsabilidade fica maior e a cobrança é muito maior também. Mas a gente vai fazer um trabalho como a gente faz, que é com muito amor".

Embaixador do Samba, e presidente da Unidos da Vila Carvalho, José Carlos de Carvalho revelou que as expectativas para o próximo ano é levar muita alegria para a avenida, e emocionar com a história da matriarca da escola, Inez, que será homenageada no samba-enredo. "Ela é o standard da gente, e trabalhou muito pra que a Vila pudesse seguir o caminho dela e prosperar".

Com muita alegria e samba no pé, escolas lançam o Carnaval 2025
O desfile das escolas de samba de Campo Grande já tem data marcada para 2025 (Foto: Barbara Campiteli)

Confira o samba-enredo das escolas de samba de Campo Grande

Deixa Falar

Vencedores do Carnaval 2024, a escola levará para a avenida em 2025 o samba-enredo “Ancestralidade”, que fala sobre a cultura afrodescendente no Brasil e os povos originários.

Confira trecho: “É tempo de caminharmos em busca de nossas raízes, trago em mim as forças mágicas da natureza, um grito de resistência miscigenado, com saberes encantados dos povos originais, dentro de mim a realeza, herança negra da matriarca Mãe África, as forças e mistérios da floresta encantada no coração do Brasil, sou índio, sou negro, caboclo roxo da pele morena, num grito de resistência, misturado num canto só”.

Igrejinha 

A escola de samba Igrejinha escolheu homenagear a Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, com o samba-enredo “Liberdade e Conquista de Um Quilombo”.

Confira trecho: “Da agricultura familiar até o manejo da cana de açúcar, os suores dos descendentes percorrem os solos e, de lá, nasce o pertencimento de toda uma identidade”.

Unidos do Cruzeiro 

A escola de samba Unidos do Cruzeiro irá homenagear as mães com o samba-enredo “E Kú Ojo Íya (Feliz Dia das Mães).

Confira trecho:  “Escolhida para guardar dentro de si o dom da vida, escolhida para cultivar com carinho as sementes do futuro, escolhida para ser capaz de viver e de sonhar, proteger, sofrer e lutar. O dia de vocês não e hoje, é sempre, todos os dias são seus, feliz Dia das Mães”.

Catedráticos do Samba 

A escola irá reverenciar a leitura, o mundo da imaginação e o poder das histórias com o samba-enredo “Gibiteca: Ler, Cantar e Sambar é Muito Melhor”.

Em resumo, a escola irá apresentar os primórdios dos quadrinhos, como os primeiros jornais traziam as tirinhas, revistas e personagens clássicos. O enredo é um tributo a evolução dessa forma e arte da leitura.

Unidos da Vila Carvalho 

A Unidos da Vila Carvalho escolheu homenagear a matriarca da escola, Dona Inez, que desde a fundação é uma referência à comunidade verde e rosa. O samba-enredo “Inez: de Matriarca à Força Feminina da Nação Verde e Rosa”, conta a história da matriarca, que representa a todas as mulheres que muitas vezes são invisíveis aos olhos da sociedade, mas contribuem para o progresso e bem-estar da família e da comunidade.

Cinderela Tradição 

A escola irá contar a história de Corumbá através da visão indígena, embalada pelo samba-enredo “Corupah”. O termo, que em tupi-guarani significa “lugar distante”, faz referência a cidade prometida, que se tornou a terra da prosperidade, e foi campo de batalha e destruição de um dos momentos mais sargentos da história de Mato Grosso do Sul.

Herdeiros do Samba 

A escola mirim irá levar para a passarela o samba-enredo “De Baiana a Imortal”, que contará a saga de Nirce, uma foliã da Ala das Baianas, professora e escritora, que tomou posse da cadeira 23 da Academia de Letras de Mato Grosso do Sul. Ela tornou-se imortal no dia 22 de agosto de 2023, e seu livro “Paixão Vermelho e Branco” conta a história do Carnaval de Campo Grande.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias