De doces a decoração, Irineu ganhou aniversário totalmente vegano
Festa para comemorar os 2 aninhos de vida foi preparada pela família e teve “santuário vegano” como tema
Com o tema “santuário vaca feliz”, Irineu ganhou um aniversário totalmente vegano para comemorar seus dois anos de vida neste fim de semana. Sem faltar nada, a festa teve tudo o que um aniversário infantil costuma ter, desde coxinha até docinhos, como o beijinho, mas nada feito com produtos de origem animal.
Mostrando que é possível seguir uma vida vegana sem dificuldades, as mães de Irineu, Fernanda Chaves, de 36 anos, e Hemyrtz Trazzi, de 38, contam que toda a festa foi produzida com ajuda de familiares.
Enquanto a decoração foi customizada por uma das tias, o bolo decorativo, os salgados e doces foram feitos por uma das avós, Sonia. Conforme Fernanda explica, todos os alimentos fazem parte do cardápio montado por ela e pela mãe no Cozinha Vegan, que transforma alimentos tradicionais, como os do aniversário, em veganos.
Devido ao menino ter nascido em período pandêmico e ainda não haver uma vacina permitida para sua idade, a festa precisou ser adaptada como forma de prevenção. Por isso, Fernanda explica que todos os convidados usaram máscara e, ao invés dos alimentos serem dispostos na mesa, cada familiar recebeu um kit individual.
Sobre o tema da festa, Fernanda detalha que a ideia também surgiu pensando na causa animal, já que Irineu é vegano desde a gestação. “Os santuários são ambientes em que animais que sofreram algum tipo de exploração ou crueldade são levados para viver o resto de suas vidas de uma maneira em paz, sem serem explorados”, diz.
Além do bolo decorativo e do letreiro, algumas vaquinhas foram inseridas no espaço para representar os animais em recuperação e sendo cuidados.
Educação vegana - Assim como o filho, Fernanda e Hemyrtz são veganas e contam que trabalham a educação sobre a causa animal de uma forma leve.
As duas relatam que filmes compatíveis com as ideias, brinquedos que não façam alusão a nenhum tipo de exploração animal e carinho com os bichos que têm dentro de casa são algumas das formas de ensinar sobre o veganismo.
Sobre questionamentos em relação à criação de Irineu, Fernanda conta que ela e Hemyrtz já receberam críticas devido ao menino não consumir produtos de origem animal.
“Algumas pessoas acreditam que ser vegano pode não ser saudável para ele. Nosso filho é acompanhado pela nutricionista e pediatra e faz exames periodicamente que mostram que ele tem um desenvolvimento saudável. As críticas vieram de pessoas leigas em relação à área da saúde”, detalha.
Festa sem origem animal - Fernanda e sua mãe, Sonia, já foram matéria do Lado B quando mostraram, em outra situação, que vegano não vive só de alface. As duas criaram o Cozinha Vegan CG e elaboram vários alimentos sem produtos de origem animal.
Na página do Instagram, @cozinhavegan.cg, todos os produtos são publicados com opções variadas de bolos, salgadinhos e refeições temáticas.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).