ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Documentário retrata vida e morte da atriz Glauce Rocha

Curta estreia dia 21 de novembro, com exposição exclusiva para conhecer mais sobre a vida da atriz

Por Idaicy Solano | 17/11/2024 08:00
Documentário retrata vida e morte da atriz Glauce Rocha
Documentário retrata vida e morte da atriz Glauce Rocha (Foto: Divulgação)

Estreia, dia 21 de novembro, o curta-metragem documental ‘Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha’, que retrata de maneira emocionante a vida e a carreira da atriz campo-grandense, que transcendeu os palcos e as telas e é conhecida por sua contribuição ao teatro e cinema nacional.

O produto é o resultado de uma longa e aprofundada pesquisa em livros, recortes de jornais e revistas, fotografias, dezenas de filmes e cenas de novelas que foram analisados para reconstruir a trajetória de Glauce Rocha.

A narrativa também conta com depoimentos coletados em Campo Grande, São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que marcaram a vida e a carreira da atriz, que ajudam e descrever a grandiosidade da obra e da vida da atriz, reafirmando seu legado como um símbolo cultural brasileiro.

Com direção de Daphyne Schiffer e Rodrigo Rezende, a produção contou com o apoio de do MIS-MS (Museu de Imagem e Som de Mato Grosso do Sul), a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro e a Cinemateca Brasileira de São Paulo, que forneceram materiais para compor o documentário.

Antes de sua estreia oficial, 'Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha' recebeu o Melhor Documentário e Melhor Direção na 9ª MAD (Mostra Audiovisual de Dourados) 2024.

Segundo a diretora do curta, Daphyne Schiffer, a ideia do projeto é acender um farol sobre a história de Glauce Rocha e da sua importância no contexto da arte nacional. “Inicialmente, foi a curiosidade que me moveu a iniciar o projeto, mas, ao longo do processo, percebendo a grandeza da mulher que Glauce Rocha foi, me apaixonei cada vez mais por ela”.

Daphne expressa que, o que mais lhe marcou durante este trabalho, foi o esquecimento em torno da história da atriz, o que a levou a refletir profundamente sobre a fragilidade da memória, sobre o que escolhemos lembrar ou esquecer

"Em uma cidade como Campo Grande, que não tem muitos nomes nas artes cênicas, Glauce deveria ter sido muito mais lembrada, muito mais celebrada. Esse esquecimento é algo que me fez questionar e reforçar ainda mais a importância de preservar e contar sua história", pontua a Diretora.

A diretora destaca que o filme convida o público a revisitar a trajetória da artista, revelando sua história e provocando reflexões sobre a efemeridade da memória e a luta pela preservação do legado artístico em um país em constante transformação.

"A proposta do filme é valorizar a carreira de uma atriz de renome nacional, que, apesar de sua importância, ainda é pouco conhecida em seu estado natal. Além disso, o documentário oferece à população sul-mato-grossense a oportunidade de acesso a produções audiovisuais locais", expressa.

O curta é uma produção independente, realizada com incentivos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). O projeto conta ainda com o apoio da Energisa MS para a primeira exibição e exposição do filme, junto ao acervo da vida da Glauce Rocha, disponibilizada pelo MIS-MS.

O documentário estará disponível para o público a partir do dia 21 de novembro, para os visitantes do Espaço Energia. Além do documentário, os visitantes terão acesso a uma exposição exclusiva sobre a vida de Glauce Rocha. A mostra é aberta ao público e permanece disponível até a segunda semana de janeiro.

O acervo da exposição inclui figurinos originais da atriz, peças usadas em novelas, filmes e teatro; recortes de jornais antigos das décadas de 60 e 70, incluindo matérias sobre sua carreira, biografias e o impacto de sua morte; fotos originais de diversos momentos da vida de Glauce; livros e um painel cronológico destacando as principais obras de Glauce.

Serviço:

  • Exposição e estreia do curta:  21 de novembro de 2024

  • Local: Espaço Energia, na Avenida Afonso Pena, nº 3901

  • O Espaço energia fica aberto de segunda a sexta-feira das 8h às 17h

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias