Escolas dão boas-vindas ao Carnaval com festa e samba de homenagens
No Armazém Cultural, as oitos escolas deram uma amostra de como será o desfile nos dias 20 e 21 de fevereiro
O Carnaval 2023 começou oficialmente em Campo Grande na noite de sexta-feira (20). O Armazém Cultural recebeu a festa onde o público foi apresentado à Corte de Momo e os sambas-enredos das oito escolas da cidade.
Realizado pela Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), o evento de lançamento do Carnaval 2023 reuniu representantes das escolas, autoridades e agentes culturais.
A presidente da Lienca, Marilene Pereira De Barros, fala sobre a responsabilidade de promover a festa pela primeira vez à frente da liga. “Ficamos um ano sem Carnaval e voltamos ano passado com um atípico. Esse ano está voltando tudo ao normal. É uma responsabilidade muito grande, caiu no meu colo e tive que assumir. Eu entrei para ajudar as nossas escolas de samba e para não ficarmos sem Carnaval”, diz.
A secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Mara Bethânia Bastos, comenta sobre o suporte que a secretaria está oferecendo. “A Prefeitura através da Sectur é uma grande parceira das escolas de samba. Nós fizemos um repasse para as escolas e nos próprios desfiles vamos estar trabalhando com a estrutura. A festa é bonita e Campo Grande merece ver nossas escolas e a gente prestigiar”, afirma.
As escolas de samba prometem surpreender o público na festa carnavelesca que neste ano traz como tema: ‘Que a alegria do Carnaval dure o ano todo’. Ontem (20), elas mostraram um pouco do que vem por aí em fevereiro. Na ocasião, o Rei Momo (Leandro Moreira) e a Rainha (Linéia Marçal) também foram apresentados.
Cada escola teve direito a 20 minutos de apresentação e a Herdeiros do Samba, Cinderela Tradição do José Abrão, Unidos do Aero Rancho, Deixa Falar, Vila Carvalho, Unidos do Bairro Cruzeiro, Igrejinha e Os Catedráticos do Samba animaram a noite da galera.
Veja os enredos que as escolas levarão à Praça do Papa:
- Herdeiros do Samba - ‘Bate, bate coração Joaquim Murtinho 100 anos de Educação’.
- Unidos do Bairro Cruzeiro - ‘Per Fumum: ‘A Essência Que Me Seduz’.
- Vila Carvalho - ‘Carvalho em uma nova era: Em Minha Casa há várias moradas não estamos sós’.
- Cinderela Tradição do José Abrão - ‘Cinderela Tradição 30 anos de história’
- Deixa Falar - ‘Carnavalis’
- Igrejinha - ‘Uni-Duni-Tê: A Igrejinha vem brincar com você’
- Unidos do Aero Rancho - ‘Eu sou o grande Aero Rancho: Esse é meu povo’
- Os Catedráticos do Samba - ‘Homenagem a Coxim: Portal do Pantanal virou festa’
Ao Lado B, o presidente da Unidos do Aero Rancho, Alberto de Matos Carioca, falou sobre os preparativos e a proposta do samba-enredo deste ano que presta homenagem a lideranças da região.
“O tema é uma coisa que fala da gente mesmo e o próprio bairro vai falar: ‘Eu sou o grande Aero Rancho’. Ele que vai se apresentar. É a história, trabalho e luta que tiveram para fazer o Aero Rancho. Vamos contar a história de quem patrocinou todo esse movimento lá dentro, que foram as lideranças comunitárias”, explica.
Grande vencedora de 2022, a Deixa Falar traz um enredo baseado na história do Carnaval a partir de três figuras. O presidente da escola Francis Fabian detalha a proposta que a agremiação escolheu. “É a história do Carnaval através da trilogia amorosa de Pierrot, Colombiana e Arlequim. Vamos falar de como começou até os carnavais de Mato Grosso do Sul”, conta.
Em 2024, ao invés de oito escolas, é possível que haja nove desfilando na Praça do Papa. Fundada em 2020, O Templo se filiou à Lienca neste mês, mas não poderá participar oficialmente do desfile.
“Existe uma regra que a escola tem que estar filiada no máximo seis meses para poder desfilar, então nesse ano não vamos fazer a apresentação”, comenta o presidente da escola Robson Faciroli, de 43 anos.
Robson destaca que a escola, que representa o Bairro Taquarussu, surge como uma proposta social. “Fundamos uma escola democrática que é voltada ao trabalho social o ano inteiro, desenvolvemos projeto na escola com jovens, fizemos eventos com as crianças. Então, é muito importante, porque o Carnaval não pode ser trabalhado só no samba e sim o ano inteiro e para a comunidade. Através do canto, dança, percussão, culinária a gente quer resgatar eles e trazer para o Carnaval”, declara.
Programado para ocorrer entre os dias 20 e 21, o Carnaval das escolas de samba será realizado na Praça do Papa, assim como nas últimas edições.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: