ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Feiras culturais são modo de ver a cidade de um jeito diferente

Das mais antigas como a da Bolívia até mais recentes como do Bosque Camburé, feiras estão borbulhando

Aletheya Alves | 04/02/2023 07:25
Bosque da Paz se apresenta como a maior feira cultural do Estado. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)
Bosque da Paz se apresenta como a maior feira cultural do Estado. (Foto: Arquivo/Paulo Francis)

Ocupando praças e bosques, as feirinhas culturais estão se espalhando cada vez mais por Campo Grande e são uma boa oportunidade de conhecer Campo Grande de um jeito diferente. Por isso, o Lado B preparou uma lista com algumas opções e caso você conheça alguma que não esteja citada aqui é só sugerir no mapa abaixo.


Em cada bairro, as feiras têm suas particularidades, mas em geral têm reunido artesanatos, gastronomia e apresentações culturais. O interessante é que muitos dos produtos comercializados são de produtores sem lojas físicas, então conhecer os eventos garante esse contato físico.

Iniciando a lista, uma das feiras mais tradicionais é a da Praça Bolívia. Realizado todo segundo domingo do mês, o evento começa às 9h e segue até 14h na Rua Barão da Torre com a Rua das Garças.

Pensada como um ambiente multicultural, a Praça Bolívia reúne artesanato, apresentações musicais, dança, comidas gerais e também típicas do país que dá nome ao evento. Então, se você quer garantir o contato com a cultura e alimentação boliviana, já deixe marcado o evento no calendário mensal.

Para conferir novidades e quais serão as programações de cada mês é só acompanhar o perfil @pracaboliviaoficial no Instagram. Neste mês, a edição será realizada no dia 12.

Feira do Bosque Camburé teve início em 2023. (Foto: Arquivo/Jéssica Fernandes)
Feira do Bosque Camburé teve início em 2023. (Foto: Arquivo/Jéssica Fernandes)

Em contraste, o Bosque Camburé iniciou seus eventos com feirinha neste ano. Antes usado como um espaço para depósito de lixo, hoje o local tem sido cuidado pelos moradores em parceria com a prefeitura.

Realizada mensalmente, a feira tem como objetivo reunir expositores na região do bairro Oliveira II e não deixar o espaço abandonado. Neste mês, o evento será realizado no dia 11, das 18h às 22h.

Por estar em fase de implantação, as inscrições podem ser consultadas com a equipe responsável pelo perfil @bosquecambure. O espaço fica localizado na Rua João Escobar, número 404.

Evento na Praça do Peixe foca em culinária e artesanato. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Evento na Praça do Peixe foca em culinária e artesanato. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Já no terceiro sábado do mês quem chega é a feira da Praça do Peixe, exceto quando o calendário precisa ser alterado por algum motivo específico. Localizada na Avenida Coronel Pôrto Carrero, 100, no Vilas Boas, a praça foca em artesanato e gastronomia.

Limitada a 80 expositores, a feira é realizada de forma colaborativa das 15h às 21h30min. No local há venda de queijos, flores, artesanatos e até produtos místicos. Neste mês, a previsão é que o evento seja feito no dia 18.

No perfil @feirapracadopeixe é possível acompanhar a programação.

Seguindo com as opções, a Feira Bosque da Paz é a maior de Mato Grosso do Sul, contando com mais de 100 expositores. Realizada todo terceiro domingo do mês, a feirinha começa às 9h e segue até às 14h. Neste mês, a data será o dia 19.

Por envolver uma grande variedade de expositores, a feira reúne desde artesanato até antiguidades. Durante o evento, é possível encontrar moda autoral,  gastronomia para públicos com restrições alimentares e se divertir com atrações culturais.

O Bosque da Paz fica localizado na Rua Kame Takaiassu, Carandá Bosque, e começou a sediar o evento em agosto. Para mais informações e atualizações é necessário seguir o perfil @feirabosquedapaz.

Feira do União ocorre mensalmente na praça do bairro. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Feira do União ocorre mensalmente na praça do bairro. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Além destas, ainda há a feira do bairro União que é realizada na Rua Paulo Hideo Katayama, número 709. Feita mensalmente, a data precisa ser consultada pelo perfil @feiradouniao, mas neste mês ela ocorre no dia 4.

Outras opções são as feirinhas São Chico, com datas definidas divulgadas no perfil @saochicoms e também a da Estação Cultural Teatro do Mundo, realizada bimestralmente. Para acompanhar essa segunda, é necessário verificar a programação pelo @estacaoculturalteatrodomundo.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias