Festival traz um “gostinho” do Japão com dança, música e culinária
Evento continua neste domingo, com concurso de cosplay, cospet e apresentações culturais
O Festival Japão, que teve início na sexta-feira em Campo Grande, já levou aproximadamente 30 mil pessoas ao Bosque Expô, no Shopping Bosuqe dos Ipês, e a programação continua neste domingo (17), com mais apresentações culturais, expositores, culinária típica japonesa e concurso de cosplay.
O festival, que era celebrado na sede da Associação Nipo Brasileira de Campo Grande, este ano ganhou um novo espaço, para receber com mais conforto e oferecer mais comodidade ao público, conforme destaca o vice-presidente cultural, esportivo e social da Associação, Claudio Sussumo Oikawa.
"Acho que nós estamos fazendo o melhor para as pessoas, e o evento, na verdade, é para manter e divulgar a cultura japonesa, sempre incentivando os jovens, porque eles que vão dar continuidade da associação da comunidade japonesa", destaca.
O palco principal recebeu diversas apresentações de danças tradicionais, além de shows dos convidados Edson Saito, Karen Ito, Kendi Yamai e Pamela Yuri.
No espaço de exposição, aconteceram partidas de badminton, stand de realidade aumentada, oficinas de origami, além do espaço Animefreestyle, dedicado a cultura pop japonesa, com danças, oficinas, workshops e concurso de cosplay.
Essa foi a primeira vez vez dos jovens Tsukimi Noda, de 18 anos, Henrique Sato, de 18 anos, e Fernanda Taguti, de 18 anos, no evento. O trio faz parte do Grupo Yoko Odorikai, e vieram de Dourados, no interior do Estado, para apresentar a dança tradicional Kashoku no En. Ao Lado B, os jovens expressaram ter ficado surpresos com o tamanho do festival, e variedade de atrações.
O evento também contou com a presença do influenciador Guti, que compartilha em suas redes sociais sobre suas aventuras conhecendo o Brasil. Nascido no Japão, Guti elogiou o festival e a forma como a cultura japonesa é celebrada e lembrada no Brasil.
"Dá pra sentir a cultura japonesa no Brasil e parece que não somente dentro da comunidade japonesa. Tem bastante brasileiros que estão gostando da cultura, da culinária, eu vejo isso e fico muito feliz", declarou.
O festival ainda conta com a parceria de diversos restaurantes de comida oriental da cidade. Dentre as opções disponíveis na praça de alimentação, montada ao lado da entrada da exposição, estão guioza, tonkatsu, yakisoba, hot holl, temaki, oniguiri, tempura, karague, sobá e crepe. Já na parte dos doces, no festival tem mochi, raspadinha, tiramisu, shortcake de morango e sorvetes.
O evento também conta com mais de 50 expositores de Campo Grande e de outras cidades. Nas barracas de alimentos, é possível encontrar alguns itens de conveniência, como miojo, topoki, soju e uma diversidade de doces orientais.
Já nos expositores de moda, além de blusas de séries, filmes e desenhos japoneses, também há uma infinidade de roupas e acessórios da cultura pop, além de vestidos, blusas, quimonos tradicionais.
O evento continua neste domingo (17), a partir das 11h, até às 22h, no Bosque Expô. A entrada é gratuita, e a organização está arrecando 1kg de alimento não perecível para doação. Hoje também acontecem os concursos de cosplay e cospet.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.