Governo lança Festival de Inverno de Bonito sem fechar programação
Até o momento, apenas atrações nacionais foram confirmadas; demais atrações serão divulgadas durante a semana
Se alguém contava com o lançamento do FIB (Festival de Inverno de Bonito), nesta segunda-feira (29), para conferir a programação completa e se organizar para ir ao evento, terá que esperar. A Fundação de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, junto à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), não divulgou a programação completa, com atrações que vão além dos shows nacionais.
Marcado para acontecer entre os dias 21 e 25 de agosto, no município distante 297 quilômetros de Campo Grande, apenas os nomes já confirmadas pelo Lado B, em abril deste ano, foram divulgados novamente. São eles: Alexandre Pires, Zé Ramalho, Olodum, Teodoro Sampaio e Sandra de Sá.
Na época, foi divulgado durante a WTM Latin America 2024, que o Monobloco faria apresentação no festival, mas o governo voltou atrás com a decisão e informou que o grupo não vem mais. Durante o lançamento de hoje, foi informado que as demais atrações serão publicadas durante a semana.
Com o tema 'Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra', o FIB 2024, promete cinco dias de música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa. Foram investidos R$ 6,5 milhões na realização do evento, que espera receber mais de 30 mil pessoas.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, destacou que este ano o festival contará com muitas novidades tecnológicas, incluindo painéis 3D e de led. Eduardo ressalta que a festa é multicultural, então além da música, também serão realizadas oficinas educativas de arte, cultura, turismo ecológico e empreendedorismo, com diversas atrações divididas em três palcos e diferentes pontos da cidade.
O Palco principal dos shows será montado em frente a Praça do Rádio, a 800 metros do Centro do Pilar de Reboá, o segundo na Praça Central e o terceiro no Centro de Múltiplo Uso, onde irá acontecer o Festival Bonitinho, voltado ao público infantil.
“Esse ano a gente quer preservar bastante o patrimônio. Nós estamos com a igreja central da praça fazendo 95 anos de congregação e 92 anos de prédio. Então vamos fazer no seu prédio produções mapeadas, trazendo inovação e tecnologia sem esquecer do nosso passado”, completou Eduardo Mendes.
Segundo o diretor-presidente da Fundação, em 2023 os cinco dias de evento movimentaram a economia e impactou a vida de 100 mil pessoas. A expectativa é que este ano esse número seja superado. "Nós já estamos com os hotéis praticamente lotados na época do festival, o que nos traz a certeza de que teremos um sucesso nesse Festival de Inverno de Bonito".
Movimentação no turismo
O governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância do evento, e ressaltou que eleva o Mato Grosso do Sul como referência cultural, gastronômica e de turismo. "Bonito não tem mais baixa temporada, e essa é a referência que a gente tem criado para o município e região. Com esse avanço de Bonito na agenda de turismo do Brasil e do exterior, você consegue um resultado econômico importante para o Mato Grosso do Sul".
O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, disse que a expectativa é atingir a taxa de 100% de ocupação na rede de hotelaria da cidade. A programação de atrações nacionais também foi fechada quatro meses antes do lançamento do festival, justamente para atrair o público de fora do Estado.
"O Festival de Inverno de Bonito é uma alta temporada, fora da alta temporada. Não é um momento de férias, nem de feriado, então vai ter um resultado muito fantástico em relação à movimentação. Eles [turistas] vão consumir os passeios também, e a nossa meta é aumentar o tempo de permanência", destaca.
Bruno também destacou que este é o segundo ano consecutivo que o evento assume o compromisso de ser um Festival Carbono Neutro, reforçando o compromisso com a natureza, visto que Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo no país.
MS Cultural
Durante o evento, também foi lançado o portal MS Cultural, com uma revista voltada a divulgar informações e agendas culturais no Mato Grosso do Sul. No site, ficará disponível para a população informações sobre eventos, festivais, espaços culturais, além da revista digital MS Cultural. Clique aqui para acessar.
O restante da programação do Festival de Inverno, que será divulgada durante a semana, pode ser conferida diretamente no portal, na aba "festivais".
Confira as datas dos shows já confirmados
21 de agosto - Quem abre o festival é o cantor Alexandre Pires, com sucessos dos anos 90 que marcaram época na música brasileira, com hits desde à época do grupo “Só Pra Contrariar”, como “Mineirinho”, “Depois do Prazer” e “Essa Tal Liberdade”, até a sua carreira solo, com destaque para “Você Tirou Minha Vida” e “Sissi”, além de canções de diferentes artistas.
23 de agosto - Zé Ramalho tocará os sucessos “Admirável Gado Novo”, “Entre a Serpente e a Estrela” (trilhas consagradas em novelas), “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, “Garoto de Aluguel”, “Galope Rasante”, “Vila do Sossego” e “Banquete de Signos”.
24 de agosto - O palco será tomado pela animação de Olodum e Sandra de Sá.
25 de agosto - O Festival encerra com show da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. A dupla coleciona grandes sucessos, como “Vestido de Seda”, “Paixão Proibida”, “Mulher Chorona” e “É Mentira Dela”.
Matéria editada às 9h54 de 30/07/2024 para acréscimo de informação.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.