ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Diversão

Governo lança Festival de Inverno de Bonito sem fechar programação

Até o momento, apenas atrações nacionais foram confirmadas; demais atrações serão divulgadas durante a semana

Por Idaicy Solano e Gabriela Couto | 29/07/2024 10:35
Governador Eduardo Riedel e demais autoridades durante o lançamento do Festival de Inverno de Bonito na manhã desta segunda-feira (Foto: Osmar Veiga)
Governador Eduardo Riedel e demais autoridades durante o lançamento do Festival de Inverno de Bonito na manhã desta segunda-feira (Foto: Osmar Veiga)

Se alguém contava com o lançamento do FIB (Festival de Inverno de Bonito), nesta segunda-feira (29), para conferir a programação completa e se organizar para ir ao evento, terá que esperar. A Fundação de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, junto à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), não divulgou a programação completa, com atrações que vão além dos shows nacionais.

Marcado para acontecer entre os dias 21 e 25 de agosto, no município distante 297 quilômetros de Campo Grande, apenas os nomes já confirmadas pelo Lado B, em abril deste ano, foram divulgados novamente. São eles: Alexandre Pires, Zé Ramalho, Olodum, Monobloco, Teodoro Sampaio e Sandra de Sá. Durante o lançamento, foi informado que  as demais atrações serão publicadas durante a semana.

Com o tema 'Da Terra Viva, Nossa Arte Vibra', o FIB 2024, promete cinco dias de música, dança, gastronomia, teatro, circo, cinema, literatura, artesanato, moda e economia criativa. Foram investidos R$ 6,5 milhões na realização do evento, que espera receber mais de 30 mil pessoas.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura, Eduardo Mendes, destacou que este ano o festival contará com muitas novidades tecnológicas, incluindo painéis 3D e de led. Eduardo ressalta que a festa é multicultural, então além da música, também serão realizadas oficinas educativas de arte, cultura, turismo ecológico e empreendedorismo, com diversas atrações divididas em três palcos e diferentes pontos da cidade.

O Palco principal dos shows será montado em frente a Praça do Rádio, a 800 metros do Centro do Pilar de Reboá, o segundo na Praça Central e o terceiro no Centro de Múltiplo Uso, onde irá acontecer o Festival Bonitinho, voltado ao público infantil.

“Esse ano a gente quer preservar bastante o patrimônio. Nós estamos com a igreja central da praça fazendo 95 anos de congregação e 92 anos de prédio. Então vamos fazer no seu prédio produções mapeadas, trazendo inovação e tecnologia sem esquecer do nosso passado”, completou Eduardo Mendes.

Segundo o diretor-presidente da Fundação, em 2023 os cinco dias de evento movimentaram a economia e impactou a vida de 100 mil pessoas. A expectativa é que este ano esse número seja superado. "Nós já estamos com os hotéis praticamente lotados na época do festival, o que nos traz a certeza de que teremos um sucesso nesse Festival de Inverno de Bonito".

Movimentação no turismo 

O governador do Estado, Eduardo Riedel, destacou a importância do evento, e ressaltou que eleva o Mato Grosso do Sul como referência cultural, gastronômica e de turismo. "Bonito não tem mais baixa temporada, e essa é a referência que a gente tem criado para o município e região. Com esse avanço de Bonito na agenda de turismo do Brasil e do exterior, você consegue um resultado econômico importante para o Mato Grosso do Sul".

O diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, disse que a expectativa é atingir a taxa de 100% de ocupação na rede de hotelaria da cidade. A programação de atrações nacionais também foi fechada quatro meses antes do lançamento do festival, justamente para atrair o público de fora do Estado.

"O Festival de Inverno de Bonito é uma alta temporada, fora da alta temporada. Não é um momento de férias, nem de feriado, então vai ter um resultado muito fantástico em relação à movimentação. Eles [turistas] vão consumir os passeios também, e a nossa meta é aumentar o tempo de permanência", destaca.

Bruno também destacou que este é o segundo ano consecutivo que o evento assume o compromisso de ser um Festival Carbono Neutro, reforçando o compromisso com a natureza, visto que Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo no país.

MS Cultural 

Durante o evento, também foi lançado o portal MS Cultural, com uma revista voltada a divulgar informações e agendas culturais no Mato Grosso do Sul. No site, ficará disponível para a população informações sobre eventos, festivais, espaços culturais, além da revista digital MS Cultural. Clique aqui para acessar.

O restante da programação do Festival de Inverno, que será divulgada durante a semana, pode ser conferida diretamente no portal, na aba "festivais".

Confira as datas dos shows já confirmados 

21 de agosto - Quem abre o festival é o cantor Alexandre Pires,  com sucessos dos anos 90 que marcaram época na música brasileira, com hits desde à época do grupo “Só Pra Contrariar”, como “Mineirinho”, “Depois do Prazer” e “Essa Tal Liberdade”, até a sua carreira solo, com destaque para “Você Tirou Minha Vida” e “Sissi”, além de canções de diferentes artistas.

23 de agosto - Zé Ramalho tocará os sucessos “Admirável Gado Novo”, “Entre a Serpente e a Estrela” (trilhas consagradas em novelas), “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, “Garoto de Aluguel”, “Galope Rasante”, “Vila do Sossego” e “Banquete de Signos”.

24 de agosto - O palco será tomado pela animação de Olodum, Monobloco e Sandra de Sá.

25 de agosto - O Festival encerra com show da dupla sertaneja Teodoro e Sampaio. A dupla coleciona grandes sucessos, como “Vestido de Seda”, “Paixão Proibida”, “Mulher Chorona” e “É Mentira Dela”.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias