Licitação para recuperar Autocine da UFMS é frustrada pela terceira vez
Dois certames anteriores terminaram desertos e o último precisou ser anulado por questões burocráticas
A Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e a Cultura) anulou a licitação para contratar empresa que será responsável pela execução da obra de reforma do Autocine da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Esta foi a 3ª tentativa frustrada para o certame, desta vez, cancelado por necessidade de correções na planilha.
O aviso de anulação foi publicado hoje no Diário Oficial da União, referente ao processo aberto em junho deste ano para projeto e obra orçada em até R$ 6.636.372,80.
A abertura de propostas estava prevista para dia 18 de julho, posteriormente, adiada para dia 24 de julho. Segundo assessoria da Fapec, essa mudança foi necessária para inserção de projetos complementares na plataforma de compras governamentais, porém, o sistema não registrou adequadamente essa mudança. Isso prejudicou o lapso temporal necessário entre data da inclusão dos dados e realização da sessão pública.
Também foi constatada a necessidade de correção da planilha de custos das obras e, por isso, optou-se em anular o certame. A data da republicação ainda não foi definida, sendo considerada para “o mais breve possível”.
Esta seria a terceira tentativa de licitar a contratação de empresa para aprovar projetos e executar as obras.
Em 2022, tinha por objeto a contratação integrada da empresa para desenvolver projetos básicos, elaboração e execução das obras para reforma do Autocine. Na segunda, no início de 2023, tinha o mesmo objetivo e ambas terminaram fracassadas.
Segundo o edital, o projeto tem objetivo geral de promover o desenvolvimento social, comunitário e empreendedorismo estudantil. Pelo projeto, o Autocine e o estacionamento seriam mantidos, agregando a livraria da UFMS e abrindo espaço para que empresas se candidatem, por meio de licitação, para oferecer serviços aos universitários e comunidade externa.
História - O Autocine (drive-in) foi criado em 1972 e, apesar de funcionar dentro da UFMS, inicialmente pertencia à Rede Pedutti, responsável por escolher os filmes exibidos e por contratar os funcionários. O local funcionou até 1989, quando foi desativado.
Além do espaço para carros, havia uma arquibancada para quem ia a pé. O Autocine também possuía lanchonete, sala de projeção, pátio com postes em formato de chapéus onde ficavam os alto-falantes, o telão de cinema, portaria e bilheteria. A área esteve desativada por 31 anos e foi retomada em junho de 2020, com sessões de cinema organizadas durante a pandemia de covid-19.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.