Livro em homenagem ao poeta Manoel de Barros é finalista do Prêmio Jabuti
Antes de seguir para a agenda nacional, "Diálogo do Ócio" será lançado amanhã na Feira Literária de Bonito
O livro “Diálogos do Ócio”, do jornalista e escritor Bosco Martins, vai concorrer ao Prêmio Jabuti 2024, na categoria de melhor Biografia-Reportagem. A obra retrata décadas da amizade entre o autor e o poeta Manoel de Barros, e também será lançado em diversas capitais do Brasil, encerrando a agenda em Portugal.
Antes de seguir para a agenda nacional, o livro foi lançado em Campo Grande, no final de 2023, durante evento na Casa Quintal Manoel de Barros. A obra é considerada pelos admiradores do poeta um sucesso, e os 500 exemplares da primeira tiragem física já estão praticamente esgotados.
Nascido na cidade de Fernandópolis, no interior de São Paulo, o autor, Bosco Martins, é figura carimbada na Flib (Feira Literária de Bonito), da qual participa desde a primeira edição. O livro será lançado no evento nesta quinta-feira (4), com os 50 últimos exemplares da primeira edição, ainda disponíveis.
O lançamento no Flib será na praça da Liberdade a partir das 15h30 às 16h, com a presença do autor Jander Gomez, que também lançará seu livro “Uma Colcha de Retalhos, Ela disse.” A participação dos autores será no no espaço “Café com Letras”.
A Flib, segundo Bosco, é um evento de grande importância que faz de Bonito um “centro irradiador de cultura, sensibilidade e formação humanística, além de conhecimento da natureza que nos envolve. É muito importante que a obra de Manoel de Barros seja levada a todos os lugares, especialmente na Flib, onde percebemos o interesse sempre crescente das crianças e da população jovem pela literatura”.
Prêmio Jabuti
O livro é finalista na categoria de melhor Biografia-Reportagem. Os(as) autores(as) vencedores(as) de cada categoria recebem a estatueta e o prêmio de R$ 5 mil (exceto Livro Brasileiro Publicado no Exterior). O(a) vencedor(a) da categoria Livro no Ano será premiado(a) com a estatueta e o valor de R$ 100 mil.
Trata-se do prêmio literário mais tradicional do Brasil, concedido pela CBL (Câmara Brasileira do Livro). A classificação final deve ser divulgada aos vencedores em novembro.
“Foi uma grata surpresa, mas sabemos que hoje no mundo literário o legado de Manoel de Barros é uma referência obrigatória. Esse é o compromisso mais importante, o de compartilhar com o mundo cultural a memória desse grande autor do pós-modernismo, isso me anima muito mais do que qualquer outra coisa”, declarou o autor, sobre a aprovação da inscrição do livro como finalista do prêmio.
Próximos lançamentos
As próximas edições de “Diálogos do Ócio” serão impressas com o acréscimo de textos sobre o livro e uma nova capa.
O livro inicia a agenda de lançamentos na Livraria da Travessa, no Rio de Janeiro, no próximo dia 16 de julho. Posteriormente, o livro será lançado em setembro, na 27ª Bienal Internacional do Livro, em São Paulo.
O livro também deve ser lançamento feito pela Livraria na Casapark, em Brasília, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto, finalizando com seu lançamento em Lisboa, no Portugal, mais precisamente na Rua da Escola Politécnica, onde o poeta tem muitos leitores e admiradores.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.