ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Diversão

Louvação a Iemanjá e shows agitam réveillon no interior

Além da celebração religiosa, nomes nacionais e regionais irão animar festas da virada no Estado

Por Idaicy Solano | 29/12/2024 07:30
Louvação a Iemanjá acontece todos os anos, à beira do Rio Paraguai (Foto: Arquivo/Diário Corumbaense)
Louvação a Iemanjá acontece todos os anos, à beira do Rio Paraguai (Foto: Arquivo/Diário Corumbaense)

Para fechar o ano com chave de ouro, o que não falta no interior de Mato Grosso do Sul são shows para curtir a virada, além da tradicional cerimônia de louvação a Iemanjá, que reúne casas de umbanda e fieis de Corumbá para uma celebração cheia de fé em homenagem a Rainha dos Mares, à beira do Rio Paraguai.

Corumbá 

Distante 427 quilômetros da Capital, Corumbá vai se despedir de 2024 com a tradicional cerimônia de louvação a Iemanjá, uma celebração brasileira oriunda da Umbanda.

Seguindo uma tradição que veio da Bahia, o Pai Bira de Oxossi explica que será montado a barca com os presentes e os agradecimentos a Iemanjá um dia antes da celebração, onde todos vão depositar seus presentes, seus pedidos e agradecimentos para o próximo ano.

“No dia 30,  nos juntamos às outras casas e fieis à beira do rio Paraguai para louvar e está orixá, que aqui no Brasil é a senhora do Mar e das águas profundas. Lá fazemos as rodas de preto velho, caboclos, marinheiros, que são seus protegidos, e encerramos com Exú e pombogira”, detalha Pai Bira.

O ponto maior de toda ritualística, é depositar o barco nas águas do rio, para que os presentes e pedidos cheguem a ela.

“Ressalto que por motivos ecológicos estamos reduzindo o tamanho do barco e utilizando menos produtos industrializados, para que não gere lixo para a natureza. E este é um trabalho de conscientização que já estamos fazendo com as casas de axé. Pois Orixá é força da natureza e respeitar isto é respeitar a essência de orixá”, enfatiza.

Cinco casas de umbanda da cidade, juntamente aos fieis, irão se reunir a partir das 19h à beira do rio Paraguai.

Bonito

Em Bonito, distante 297 quilômetros de Campo Grande, a programação começa no dia 30, com show da artista baiana Solange Almeida, que traz para o palco sucesso do forró eletrônico e do forró sertanejo. Além dela, se apresenta o grupo Sempre Tem, com muito samba e energia.

Já quem agita a virada de ano, no dia 31, é a dupla sertaneja Fred e Fabrício e Pedro e e Evandro. As atrações acontecem na Praça da Liberdade, a partir das 19h30.

Naviraí 

Em Naviraí, cidade distante 580 quilômetros da Capital, a prefeitura da cidade convida os moradores e os turistas para brindarem 2025 com alegria, ao som do DJ Cristiano Moraes e DJ Marcos Votan, que prometem eletrizar a virada no dia 31.  O show acontece a partir das 21h na Praça Euclides Fabris.

Alcinópolis

Localizado a 311 quilômetros da Capital, o município de Alcinópolis terá show da virada embalado pela dupla sertaneja Fiduma & Jeca. A festa acontece na área de Lazer Adevina Crisóstomo da Silva.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias