ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Diversão

Morro do Ernesto ganha cadeira adaptada para levar ao pôr do sol

Projeto foi pensado para possibilitar que pessoas com deficiência também possam fazer trilhas

Bárbara Cavalcanti | 29/10/2021 06:43
Cadeira adaptada "Julietti" foi feita para ajudar pessoas com deficiência a participar de trilhas e subir montanhas. (Foto: Reprodução)
Cadeira adaptada "Julietti" foi feita para ajudar pessoas com deficiência a participar de trilhas e subir montanhas. (Foto: Reprodução)

O Morro do Ernesto agora tem uma cadeira adaptada que ajuda pessoas com deficiência a subir a montanha. “Julietti” vem de São Paulo e foi desenhada para ajudar essas pessoas na hora de fazer trilhas. “Existe uma demanda altíssima. E vai ser completamente gratuito, tanto para a pessoa com deficiência quanto para o acompanhante”, detalha o idealizador do projeto Gilberto Gomes Barbosa.

O local onde a cadeira será disponibilizada é a fazenda Córrego Limpo, na região do Inferninho, a aproximadamente 25 quilômetros da Capital. Gilberto conta que já levou algumas pessoas com deficiência morro acima. “Era sempre de carro. Uma vez, levei no braço mesmo. Com a cadeira Julietti, vai ser a primeira vez”, afirma.

A cadeira é adaptada de tal maneira que duas pessoas a guiem, uma puxando e outra empurrando. Um diferencial, é a roda única e a estrutura vertical que facilita com que ela fique estabilizada no chão.

“Para essa primeira subida, vão ser quatro voluntários. Foi bem seleto, porque haja braço e perna pra subir”, se diverte. “Mais pra frente vamos abrir um formulário on-line para mais voluntários, que vão receber todo treinamento”, detalha.

A ideia de trazer a cadeira para o Morro foi do Gilberto, mas quem financiou tudo foram os donos da propriedade, Nelson e Gustavo Prioli. “Eles abraçaram o projeto e adquiriram uma cadeira, foi uma surpresa muito agradável”, expressa.

A estreia da Julietti está prevista para o dia 30 de outubro. Quem vai subir é Dahiana Milagros Gaona Fleitas, de 16 anos, que inclusive foi quem já subiu em outras vezes junto com Gilberto.

Gilberto e Dahiana em cima do Morro do Ernesto. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gilberto e Dahiana em cima do Morro do Ernesto. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Ela já subiu outra vez e foi ela quem abriu o coração do Seu Nilson", brinca. "Quando ela estava lá em cima, ela agradeceu Seu Nilson por ter visto a paisagem e se emocionou bastante. Ela quem vai abrir as portas para o projeto", comenta. A partir de então, os interessados devem entrar em contato com Gilberto para agendar a subida.

A cadeira é fruto da história de amor do casal paulista Guilherme Simões e Juliana Tozzi. Após um câncer de mama e o diagnóstico de uma síndrome neurológica rara enquanto estava grávida, Juliana ficou com os movimentos limitados.

Mas os dois são apaixonados por viagens. Com a nova circunstância de Juliana, voltar a fazer trilha parecia inviável. Mas então, Guilherme prometeu à Juliana que, enquanto ela quisesse, ele continuaria levando-a para explorar a natureza. Assim, Guilherme criou a cadeira que já tomou proporções maiores que as imaginadas pelo casal, resultando em cadeiras que já circulam em vários locais do Brasil.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias