Novo espaço de eventos terá capacidade para apenas 5 mil pessoas
Com capacidade para 5 mil pessoas, três ambientes diferentes, restaurante, estacionamento para 4 mil veículos, salão para shows, formaturas, casamentos, convenções, exposições, leilões e afins, Campo Grande terá um novo espaço para eventos.
A proposta apresentada pelo grupo Enzo, na manhã de hoje em coletiva de imprensa, é de um centro de convenções que atenderá uma demanda defasada para eventos de médio porte.
Segundo o diretor de eventos do grupo, Gustavo Castelo, uma pesquisa de mercado feita pelos idealizadores do projeto aponta que em Campo Grande faltam espaços adequados com capacidade média de público.
A construção do Arena CG Hall começa a partir do segundo semestre deste ano e a previsão para a obra ficar pronta é para o final de 2014. Com 80 mil metros quadrados de terreno e 14 de área construída, o centro de convenções está localizado na saída para Três Lagoas, ao lado direito da rodovia, entre o trevo do rodoanel e a entrada do bairro Maria Aparecida Pedrossian.
O espaço terá quatro níveis. No primeiro deles, no térreo, será instalado o palco central, com espaço para mesas e cadeiras e capacidade para 2 mil pessoas. No segundo e no quarto ficarão poltronas, nas quais caberão 807 e 1137 pessoas, respectivamente.
No terceiro nível, serão instalados os 20 camarotes, vips e convencionais, com capacidade para 400 pessoas, e todos com ante-salas e atendidos por serviços de bar e cozinha.
De acordo com o arquiteto do projeto, Paulo Hernandes, todos os espaços terão saídas de emergência maiores do que as medidas exigidas e também espaço reservado a cadeirantes, cumprindo todas as regras padrões de acessibilidade.
Hernandes ainda enfatiza, como diferencial, que o projeto arquitetônico do Arena CG Hall traz manobras sustentáveis, como reservatórios para armazenar água da chuva e aproveitamento da iluminação natural durante o dia para ser usada durante os eventos à noite.
Na área do estacionamento serão instaladas lâmpadas de led dotadas de células foto-elétricas – durante o dia o sistema capta a energia solar que à noite garante o funcionamento dos pontos de luz.
Hernandes também garante o total isolamento acústico do espaço, o que permitirá que a realização de eventos simultâneos em todas as salas do Arena CG Hall.
Sem solução – Embora o espaço atenda a proposta oferecida pelo grupo, o dilema de um local para shows de grande porte, como do Fat Boy Slim, Paula Fernandes, nos quais o público estimado é de em média 20 mil pessoas, ainda continua.
No pavilhão Albano Franco, por exemplo, local onde por muito tempo foram realizados shows em Campo Grande, a capacidade é para 30 mil pessoas. O Jóquei Clube, outro ponto para realizações de grandes eventos, tem espaço suficiente para um público de 20 mil pessoas.
A saga de um local adequado para shows de grande porte na Capital, que cumpra todas as regras ambientais e tenha todos os alvarás liberados, continua. Vale recordar as inúmeras tentativas de espaços já utilizados para apresentações musicais, como o estacionamento do Shopping Campo Grande, Parque de Exposições Laucídio Coelho, Guanandizão, estacionamento da Uniderp, ginásio do Rádio Clube, e por aí vai.