ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Para atrair mais turistas à região, Morro do Paxixi pode ganhar teleférico

Proposta prevê teleférico que ligará o topo do Morro do Paxixi ao câmpus da UEMS, próximo à MS-450

Por Mylena Fraiha | 13/01/2025 16:07

Com um dos mirantes mais bonitos e famosos de Mato Grosso do Sul, o Morro do Paxixi, na região de Aquidauana, a 141 km de Campo Grande, tem grandes chances de receber um teleférico que ligará o topo do morro ao câmpus da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), localizado ao pé do morro, próximo à MS-450.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Morro do Paxixi, localizado em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, pode receber um teleférico que ligará seu topo ao campus da UEMS, visando impulsionar o turismo local. A Prefeitura de Aquidauana adquiriu uma área de 51 hectares para desenvolver instalações turísticas e garantir a segurança dos visitantes. O projeto, que será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), foi inicialmente proposto pelo ex-prefeito Odilon Ribeiro e é apoiado pela atual gestão. A estrada de acesso ao morro, que atualmente apresenta riscos, será pavimentada pelo Governo do Estado para facilitar o acesso ao local.

O projeto foi divulgado no início do mês pelo reitor da UEMS, Laércio de Carvalho, nas redes sociais, e o interesse foi confirmado pela Prefeitura de Aquidauana. De acordo com a administração municipal, em 2023 foi adquirida uma área de 51 hectares e 1.897 m² no Morro do Paxixi, com exceção das torres de telefonia.

A área, que proporciona a vista mais privilegiada do morro, foi adquirida de Gélio Proença Brum por R$ 585 mil. O valor foi pago exclusivamente com recursos da Prefeitura Municipal de Aquidauana e formalizado pelo Decreto Municipal de desapropriação nº 056/GAB/2023, publicado no Diário Oficial do Município.

"A compra da área foi realizada para implantar instalações que permitam o desenvolvimento do turismo local, garantindo a segurança dos turistas que frequentam o local, principalmente para a construção de um mirante seguro", informou a prefeitura em nota.

Para viabilizar o teleférico, a prefeitura anunciou que abrirá uma oportunidade legal para uma PPP (Parceria Público-Privada), modelo de contrato entre o poder público e a iniciativa privada para gestão de serviços e obras de interesse público. A inspiração vem de parques como o de Foz do Iguaçu.  No entanto, a data para o processo licitatório ainda não foi divulgada.

A proposta do teleférico foi apresentada pelo ex-prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) durante o Pantanal Tech 2024, em junho, no câmpus da UEMS em Aquidauana, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB). Segundo Ribeiro, a ideia foi bem recebida e aprovada.

Agora, sob a gestão do prefeito Mauro Luiz Batista (PSDB), a expectativa é movimentar o turismo local. "A gestão municipal tem interesse nessa proposta do teleférico, que poderá ganhar força com uma PPP", destacou a Prefeitura em nota.

Atualmente, a estrada de acesso ao Morro do Paxixi não é pavimentada e apresenta riscos devido aos pedregulhos e à inclinação acentuada. A prefeitura informou que a pavimentação e as instalações de segurança no trajeto serão realizadas pelo Governo do Estado.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias