ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUINTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Diversão

Parque da Ciência abre as portas no sábado com programação gratuita

No local, público poderá interagir com monumentos e tirar dúvidas com estudantes da UFMS

Por Jéssica Fernandes | 22/11/2024 15:37
Crianças da E.M. Irene Szukala durante visita ao Parque da Ciência. (Foto: Agecom/UFMS)
Crianças da E.M. Irene Szukala durante visita ao Parque da Ciência. (Foto: Agecom/UFMS)

A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), através do Parque da Ciência, oferece atividades gratuitas que unem diversão e ciência amanhã (23). A programação, que começa às 8h e segue até 11h, é voltada para adultos, jovens e crianças.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Parque da Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) oferecerá atividades gratuitas e lúdicas no dia 23, das 8h às 11h, para todos os públicos. A programação inclui experiências com bolhas de sabão, desenhos, brincadeiras em monumentos científicos (como o pêndulo de Newton e a alavanca de Arquimedes) e atividades com jujubas explorando estruturas moleculares. A entrada é gratuita, sendo necessário apenas levar água e roupas adequadas; crianças devem estar acompanhadas por responsáveis. O parque, criado em 2019, visa popularizar a ciência por meio de seus monumentos interativos que abordam diversas áreas do conhecimento, desde física e engenharia até literatura e biologia.

Bolha de sabão gigante, desenhos, brincadeiras nos monumentos da ciência e experiências com jujubas sobre estruturas moleculares estão entre as atividades que serão realizadas no sábado. Para participar, os interessados só precisam levar água e ir com roupas adequadas para o desenvolvimento das atividades. As crianças precisam estar acompanhadas por um adulto responsável.

Criada em 2019, a estrutura do Parque da Ciência tem como finalidade popularizar a ciência, aproximando-a do público. No começo, o parque tinha apenas três monumentos relacionados à física e à engenharia, mas agora existem outros que promovem conhecimento de diversas áreas.

Onça está entre os monumentos do Parque da Ciência. (Foto: Agecom/UFMS)
Onça está entre os monumentos do Parque da Ciência. (Foto: Agecom/UFMS)

Por exemplo, a literatura, por meio do banco dos poemas; a química, com a tabela periódica; e a biologia, com os monumentos da onça e da capivara, que representam a fauna do Pantanal. A cadeira de Beuchet, o pêndulo de Newton, o balanço de ressonância, tubo de atraso de som, a alavanca de Arquimedes estão entre os monumentos que oferecem experiência interativa para os visitantes.

No sábado, o público será recebido por estudantes da UFMS que poderão tirar dúvidas sobre os temas, contribuindo também para o desenvolvimento da programação.

O Parque da Ciência está localizado na Esplanada do Morenão. A UFMS também disponibiliza visitas guiadas a grupos e escolas, por meio do formulário de inscrição disponível em parquedaciencia.ufms.br.

Parque da Ciência está localizado na Esplanada do Morenão. (Foto: Agecom/UFMS)
Parque da Ciência está localizado na Esplanada do Morenão. (Foto: Agecom/UFMS)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias