Projeto leva curso de cinema para aldeias de Mato Grosso do Sul
Com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto “Aldeia em Imagens e Sons” está oferecendo cursos de cinema para comunidades indígenas do estado. Coordenado pelo jornalista Sidney Terena, o projeto atenderá a aldeia Limão Verde, do povo Terena, em Aquidauana, e a aldeia Alves de Barros, do povo Kadiwéu, em Porto Murtinho.
A primeira etapa do curso ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, na aldeia Limão Verde, e será ministrada por Carlos Diehl, publicitário e diretor da TVE, e por Felipe Bomfim, professor de audiovisual na UFMS e diretor de fotografia.
A segunda etapa está prevista para fevereiro de 2024, na aldeia Alves de Barros, com a cineasta e documentarista Marineti Pinheiro, além de Felipe Bomfim e Regis Raisa, professor e doutor em multimeios pela UFMS.
Segundo Sidney Terena, o curso combina teoria e prática, com foco na produção de curtas-metragens baseados em ideias dos próprios alunos. “Será uma experiência imersiva e muito produtiva para todos nesses dias de curso”, afirmou.
A iniciativa conta com o apoio do Cacique Ademilson, da aldeia Limão Verde, e da Subsecretaria de Políticas para Povos Originários de MS, que dá suporte às atividades na aldeia Alves de Barros.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.