ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Projeto Olubayô abre inscrições para cineastas negros em MS

Cinco curtas-metragens serão selecionados para circular nas comunidades quilombolas de MS

Por Thailla Torres | 10/12/2024 10:07
Projeto Olubayô abre inscrições para cineastas negros em MS
O projeto selecionará cinco obras audiovisuais realizadas por cineastas negros

Estão abertas as inscrições para o projeto "Olubayô – Cinema nas Comunidades Quilombolas", que busca democratizar o acesso ao cinema e fomentar debates sobre identidade, resistência e ancestralidade em comunidades remanescentes de quilombos de Mato Grosso do Sul.

Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundação de Cultura de MS, o projeto selecionará cinco obras audiovisuais realizadas por cineastas negros, sendo duas nacionais e três estaduais. Cada filme escolhido receberá um cachê de R$ 3 mil. As produções devem ter até 25 minutos, classificação livre e incluir medidas de acessibilidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de dezembro, por meio do formulário online neste link.

O projeto, idealizado pela professora Bartolina Ramalho Catanante, conhecida como professora Bartô, busca valorizar a ancestralidade africana e promover o orgulho da cultura afro-brasileira. “Olubayô significa ‘maior alegria’ em Yorubá. Queremos levar momentos de alegria e cultura às comunidades quilombolas, reforçando a identidade e a resistência histórica dessas comunidades”, explica Bartô.

As exibições acontecerão entre fevereiro e abril de 2025 em nove comunidades quilombolas do estado, como Tia Eva (Campo Grande), Furnas do Dionísio (Jaraguari) e Águas do Miranda (Bonito). Após os filmes, o grupo TEZ promoverá debates para aprofundar reflexões sobre identidade e representatividade negra.

Processo seletivo

Os interessados devem enviar, além do formulário preenchido, documentos como portfólio, autodeclaração étnico-racial e comprovante de residência. A seleção será feita por uma curadoria do grupo TEZ, avaliando critérios como mérito artístico, relevância cultural e acessibilidade.

A lista de filmes selecionados será divulgada em 20 de janeiro de 2025 no Instagram oficial do projeto @olubayo_cinemanegro. Mais informações estão disponíveis no edital da chamada pública, acessível neste link.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias