ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 24º

Diversão

Quer viajar por MS? Antes de colocar o pé na estrada, veja as dicas

Relatório da Fundação de Turismo de MS sugere locais e faz alertas sobre condições climáticas

Por Aletheya Alves | 05/01/2025 08:25
Quer viajar por MS? Antes de colocar o pé na estrada, veja as dicas
Fiéis e festeiros durante o Banho de São João, em Corumbá. (Foto: Renê Marcio Carneiro)

Se você ainda está se planejando para colocar o pé na estrada durante 2025 e quer se manter em Mato Grosso do Sul, algumas dicas podem ser valiosas. Para ajudar os turistas que vêm de fora e também aqueles que vivem por aqui, quem trabalha no ramo explica que é necessário se atentar para não errar na escolha. Então vamos para algumas sugestões envolvendo o primeiro semestre do ano.

Em enquete realizada pelo Campo Grande News neste sábado (4), 32% dos leitores informaram que irão incluir MS em suas viagens neste ano. Outros 14% ainda estão pensando e 54% já decidiram que irão para outros estados.

Para aqueles que querem aproveitar Mato Grosso do Sul, lembrar da sazonalidade do Estado é importante. Então, vamos para algumas dicas elaboradas pela Fundação de Turismo de MS:

Janeiro e fevereiro

Os principais destinos neste período são Bonito, Serra da Bodoquena, Pantanal e a região “Campo Grande dos Ipês”, segundo a instituição. Coincidindo com a piracema (época de reprodução dos peixes), a pesca fica restrita, então nada de querer focar nisso.

A temporada também é de chuvas, então as cachoeiras costumam estar mais volumosas e intensas. Isso beneficia a região de Bonito e da Serra da Bodoquena.

Quer viajar por MS? Antes de colocar o pé na estrada, veja as dicas
Rio Salobra, na Serra da Bodoquena. (Foto: Governo do Estado de MS)

No caso do Pantanal, o destino segue sendo uma boa escolha para aproveitar a biodiversidade e fazer passeios de barco. Já se mantendo na região de Campo Grande, a dica é realizar trilhas, tomar banhos de cachoeira e aproveitar os atrativos urbanos e rurais.

“Chuvas frequentes e temperaturas quentes, com mínimas de 19ºC e máximas que podem chegar a 40ºC” é a descrição para quem resolver viajar, já ir preparado.

Março e abril

Chega o outono e o período de chuva diminui, fazendo a transição entre a cheia e a seca. “Os dias mais longos e a concentração de água, que começa a se reduzir, facilitam a observação de animais no Pantanal”.

Então, a sugestão é seguir até Aquidauana para quem gosta de aventura. Na Serra de Maracaju, a Fundação aponta atrativos como trilhas, caminhadas, rapel e rafting.

Quer viajar por MS? Antes de colocar o pé na estrada, veja as dicas
Rio Aquidauana é um dos atrativos estaduais. (Foto: Governo do Estado de MS)

Nesse período, a pesca já estará liberada, então quem gosta de pesca esportiva poderá aproveitar tanto Aquidauana, quanto Miranda e Corumbá, por exemplo.

Ainda será um bom período para ir até Bonito e Serra da Bodoquena, já com um quantitativo menor de turistas devido ao fim das férias coletivas e escolares.

“Campo Grande dos Ipês proporciona lugares para trilhas e banhos de cachoeira, além de atrativos urbanos e rurais. Época de eventos e feiras agropecuárias na região”. Aproveitando aqui para lembrar que, justamente, a Expogrande será realizada em abril.

Maio a julho

Quem quer ir para Bonito, terá de enfrentar a sensação de inversão térmica, isso porque, segundo a Fundação, os rios mantêm a mesma temperatura o ano todo, enquanto o ambiente começa a ficar mais frio.

Agora, pensando em Corumbá, temos o Banho de São João em junho. “Uma festa tradicional e uma das maiores do Brasil, sendo considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

“O céu do Pantanal e em lugares pouco iluminados de Mato Grosso do Sul também é um espetáculo, com possibilidade de vislumbrar parte da Via Láctea e suas brilhantes estrelas”.

Com essas dicas em mente para o primeiro semestre do ano, você já sabe para onde vai? Irá seguir os destinos sugeridos pela Fundação de Turismo ou tem em mente outros cantos? Conte para nós em nossas redes sociais.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias