Retomando charanga, bloco sente que estreia é no ‘maior Carnaval’
Grupo de produtores culturais se uniu em 2023 e, neste sábado (20), realizou sua estreia
Em 2023, os produtores culturais Juliana Benitez, Adrieli Santos, Aly Ladislau, Assis Goulart e Leo Busanello decidiram criar um novo bloco carnavalesco para Campo Grande e, retomando tradições como a charanga, nasceu o Eita!. Neste sábado (20), o bloquinho se apresentou pela primeira vez e deu início à trajetória.
O primeiro ensaio contou com apresentação do artista Dovalle e presença da charanga, comandada pelo músico e maestro Claudio Alves, o Dedo.
Juliana conta que a concepção do bloco veio após a realização do primeiro evento em conjunto com os outros produtores que integram o grupo, em outubro de 2023. “Essa ideia emergiu da vontade de resgatar alguns formatos tradicionais já presentes na região, como o Vai Quem Vem e Tambores do Vento Bom, ao mesmo tempo em que incorporava influências dos renomados carnavais da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo”.
Sobre o nome, a produtora relata que foi escolhido pensando em algo curto e que refletisse uma expressão comum na região. E, por enquanto, não haverá um cortejo tradicional.
Em vez disso, programamos dois ensaios abertos na Praça do Preto Velho, nos dias 20 e 27 de janeiro. Esses ensaios têm o propósito de testar nosso formato, apresentar o bloco à comunidade, já que somos uma novidade, e oferecer a oportunidade para aqueles que desejam integrar nossa Charanga, detalha a produtora.
A charanga é composta por instrumentos de metais que vão ditando o ritmo da percussão e, como Juliana explica, as pessoas ao redor participam cantando. Seguindo o modelo de blocos itinerantes, ela permite uma interação com o público.
“Esse formato, com raízes históricas, proporciona uma experiência mais dinâmica e participativa”, pontua Juliana.
Feliz em poder dizer que faz parte do Carnaval campo-grandense, Aly explica que sua história com a folia é recente. Mesmo assim, a paixão só vem aumentando.
Pensando no bloco e nos anseios que surgem com ele, o produtor narra que o sentimento é de que 2024 terá o maior Carnaval da história de Campo Grande e, estar nesse momento, é um sentimento novo.
A gente fica muito animado e um dos motivos é porque os blocos estão unidos. Nós mesmos convidamos blocos para participar do nosso ensaio e vamos dividir nossas datas e horários, diz Aly.
E, comandando a retomada da charanga, Dedo conta que está ansioso para que quem ainda não conhece a ideia consiga se conectar. Longe de ser algo despreparado, o maestro comenta que são necessários vários ensaios para que o grupo consiga entender seu ritmo e fazer com que isso seja levado para a rua.
"É algo muito gostoso de fazer, a conexão com o público participando é bastante diferente e sabemos que essa tradição é importante no País todo, não seria diferente em Campo Grande", relata o maestro.
E, para quem quiser participar dos próximos eventos do bloco, haverá um novo ensaio na Praça do Preto Velho no dia 27, das 14h às 20h. Já em fevereiro, nos dias 3 e 17, também das 14h às 20h, o bloco segue para o gramado da Esplanada Ferroviária.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.