Undokai reúne 3 mil pessoas de todas as idades na Capital
Evento ocorre durante todo o domingo em Campo Grande e reúne centenas de famílias
Cerca de 3 mil pessoas devem participar até o fim do dia da 33ª edição do Undokai, evento tradicional realizado pela comunidade japonesa de Campo Grande. São mais de 20 atividades voltadas para todas as idades.
O coordenador do evento, Edgar Nakasato, conta que até a limpeza do local no fim da festa é uma competição e conta pontos para os participantes. Ele diz que o evento é importante para o resgate cultural e mantém viva a tradição japonesa, somada a integração com os brasileiros.
Uma das atividades se chama Copa do Mundo. São equipes formadas por quatro pessoas que tem o objetivo de chutar a bola, além de dar a volta em uma haste. Porém, os competidores não enxergam nada, já que estão com um cone na cabeça.
A dona de casa Haydee Seidenfuss, de 36 anos, casada com descendente de japonês, levou toda a família para participar do evento. Com ela foram o casal de filhos, de 7 e 14 anos.
Ela diz que considera importante o evento e comemora o fato de ter atividade para a toda a família. “É um evento rico de cultura”, lembra.
A administradora Renata Aguni, de 36 anos, conta que morou no Japão durante 12 anos e voltou somente em 2014 para o Brasil. Segundo ela, o evento é similar ao que também acontece no Japão.
“A festa daqui segue a mesma tradição, tem a mesma característica, tanto nas atividades quanto na culinária e apresentações culturais", diz ela, que foi acompanhada também pela mãe, irmãs, cunhado e sobrinhos.
Ela aproveitou o Undokai para levar o filho, Clodomi Ikuno da Silva, de 14 anos, que participou da corrida de 75 metros, sem conseguir uma vitória desta vez. "Vou treinar para a próxima edição", garante o jovem.