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Nova técnica evita desperdício de alimentos para trabalhadores da área rural

Sistema permite mais variedade no cardápio e menos prejuízo no transporte das marmitas

Natália Olliver | 14/09/2023 15:14
Funcionários no preparo das marmitas congeladas entregues aos trabalhadores (Foto: Divulgação)
Funcionários no preparo das marmitas congeladas entregues aos trabalhadores (Foto: Divulgação)

Empresa de celulose de Três Lagoas, município a 327 quilômetros de Campo Grande, desenvolveu um sistema chamado ‘Prato no Ponto’ que evita desperdício no preparo dos alimentos e permite mais variedade ao cardápio de trabalhadores do campo em Mato Grosso do Sul. A tecnologia alimentar já está em prática para 3 mil funcionários. Ao todo, são 10 opções de menu.

O projeto surgiu para tentar resolver alguns problemas com a alimentação dos funcionários, como manter as propriedades da comida durante todo o percurso até as mãos dos funcionários. A cozinha principal da companhia, para o preparo dos alimentos, está localizada em Selvíria. O local é capaz de produzir mais de 50 mil refeições por mês.

Agora, os prestadores de serviço recebem o alimento em bandejas que são descongeladas apenas no local da entrega, sem que os alimentos percam a característica textura e, principalmente, os nutrientes.

Para transportar e aquecer o alimento, foi desenvolvida uma caixa que armazena até 40 refeições de uma vez, de acordo com o tamanho das equipes no campo. O cardápio vai do tradicional churrasco ao peixe ao molho de limão e strogonoff com batata palha. Também há opção vegetariana.

Bandeja oferecida aos funcionários diariamente (Foto: Divulgação)
Bandeja oferecida aos funcionários diariamente (Foto: Divulgação)

Quantidade - A Eldorado Brasil, que desenvolveu a técnica, preparava diariamente duas toneladas de comida servidas à moda antiga em marmitas de alumínio, que sempre eram desperdiçadas ao longo do dia. Segundo a empresa, o novo método vai evitar que o transporte prejudique os alimentos antes que cheguem aos funcionários no campo.

De acordo com o gerente geral de operações florestais, Carlos Justo, a alteração será benéfica para todos e mais sustentável.

“Neste projeto, conseguimos agregar uma série de vertentes que podem ser incluídas nas boas práticas ESG da companhia, já que, ambientalmente, essa nova logística evita o desperdício de produtos e alimentos e recicla as embalagens utilizadas.”

As refeições têm 800 gramas cada. Os pedidos são feitos por um aplicativo de celular, após escolha do cardápio. Depois, é feita a separação das bandejas e são levadas diariamente até o destino.

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