Abóbora é temperada com hortelã e está pronto o caldo para estes dias de chuva
A mistura não é convencional, tem abóbora de base e hortelã para fazer a diferença. Em dia de chuva incansável, essa é a dica do Lado B para a diversão na cozinha em Campo Grande.
Quem dá a receita é o Recanto das Ervas, restaurante especializado em refeições, lanches e sobremesas saudáveis. Para ficar perfeito, há algumas dicas, como usar um caldo aromatizante de ervas e só colocar a hortelã depois que desligar o fogo.
A criação é da jornalista Márcia Chiad, dona do Recanto. Apesar de parecer uma mistura estranha, levando em conta que a hortelã normalmente é utilizada em pratos gelados, a dona da receita garante que o resultado é ótimo. “Combinou muito bem”, comenta.
Para inventar caldos, Márcia respeita algumas regras. Escolhe um ingrediente para dar a cor e a textura, outro para garantir o cheiro e o sabor. Também investe nos produtos mais baratos, como a abóbora e o inhame. “Pensei até em um caldo de tomate. Mas com o preço nas alturas, não dá”, lembra.
Então, vamos à receita do Caldo de Abóbora com Hortelã:
Ingredientes:
1 kg de abóbora-paulista descascada e picada
4 xícaras (chá) de leite desnatado= 800 ml
1 xícara (chá) de hortelã picada= 20 g
Caldo aromatizado com ervas frescas (ferver 400 ml de água com ervas frescas: alecrim, salsinha...)
Modo de Preparo: Coloque em uma panela a abóbora cortada em cubos e o leite . Leve para cozinhar e, assim que ferver, reduza o fogo e acrescente o caldo aromatizado. Cozinhe por 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia, mexendo de vez em quando. Acerte o sal, misture e retire do fogo. Transfira a metade do caldo para o liquidificador e junte a hortelã. Bata por 1 minuto e despeje na panela com a sopa restante.