Camila faz de tudo com shimeji e criou até ceia para o Ano Novo
Com cardápio versátil, cozinheira criou receitas especiais para a ceia de Ano Novo
A cozinheira Camila Brito, 35 anos, prova diariamente que com um pouco de criatividade e habilidade é possível desenvolver diversas receitas onde o shimeji é o ingrediente principal. Por meio do negócio Mato Fértil, ela e a família cultivam o cogumelo que é super popular na culinária asiática.
O cultivo começou há dois anos, porém há um mês Camila decidiu inovar e criar um cardápio especial. Antes, a fungicultura apenas vendia o alimento fresco para os clientes de Campo Grande, mas agora escolheu comercializar pratos feitos à base do shimeji.
O “desafio”, como a cozinheira define, foi uma alternativa que encontrou após a última colheita não atingir a quantia esperada. “Tivemos um problema, porque estávamos esperando uma grande quantidade, mas não aconteceu. Faz um mês que criei o cardápio e comecei com os pratos prontos, tá sendo um desafio”, afirma.
No menu, o cliente encontra caponata, quibe vegano, fricassê, escondidinho de mandioca, escondidinho de batata doce e escondidinho de couve flor. Todos os pratos, reforça Camila, contém o shimeji como ingrediente principal.
O favorito da galera é a caponata de shimeji, pois desde 2019 o prato é vendido por Camila. “É a nossa queridinha. Em 2019, quando começamos a colher, a caponata foi uma alternativa para não perdermos o shimeji, porque ele é um alimento fresco”, fala.
Além de serem saudáveis, as refeições são uma ótima opção para quem possui uma dieta vegetariana e vegana. “A única coisa derivada de animal é o queijo, mas se o cliente quiser totalmente vegano, ele pode ter”, garante.
Camila explica que gosta de dar uma atenção especial à comida, por isso, opta por utilizar condimentos saudáveis. “Eu procuro usar ingredientes saudáveis, uso biomassa de banana verde que dá cremosidade ao invés do creme de leite. Procuro usar alimentos mais naturais que sei a procedência, eu tenho esse cuidado”, enfatiza.
Desde que iniciou as vendas, a cozinheira confessa que ficou admirada com a demanda e feliz pelos elogios que recebe todos os dias. “Fiquei muito surpresa, não imaginava que a aceitação seria tão grande. Tenho recebido muitos elogios em relação à tempero, me sinto honrada e grata de oferecer um alimento tão maravilhoso para as pessoas”, comemora.
Apaixonada pelo shimeji, Camila sempre gostou do sabor e das infinitas possibilidades de preparo do cogumelo. Acostumada a cozinhar para a família, o fato de ter incorporado há anos o shimeji na alimentação, a deu segurança de servir esse prato para outras pessoas.
Apesar de muitos não conhecerem as receitas com shimeji e saberem sobre a versatilidade do ingrediente, a fungicultura ressalta que não existe segredo para saber prepará-lo. “Muita gente só come de um jeito, porque não sabe preparar. Não é difícil, mas ele tem algumas dicas que a pessoa tem que saber”, esclarece.
Encomenda especial - Além dos pratos prontos, Camila está aceitando pedidos especiais para a ceia de fim do ano. Salpicão vegano com shimeji, rondelli de shimeji e lasanha de berinjela integram o menu excepcional.
Quem tiver interesse, o prazo para fazer os pedidos segue até às 12h do dia 30 de dezembro. O telefone para solicitar a encomenda é o (67) 9.9920-0602
Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.