ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Célia vendeu pamonha por 20 anos debaixo de árvore até ter seu império

Lugar vive lotado e virou parada obrigatória de que viaja para Dourados

Por Thailla Torres | 29/07/2024 11:02
Célia segurando pamonha que produz desde 2004 e mudou a vida da família. (Foto: Suzana Serviam)
Célia segurando pamonha que produz desde 2004 e mudou a vida da família. (Foto: Suzana Serviam)

Na BR-376, km 13, no caminho para Dourados e Fátima do Sul, a Pamonha 13 de Maio é daqueles pontos de parada obrigatório, principalmente para quem ama os quitutes à base de milho. Além do sabor, a história da família também cativa o freguês. O lugar é um negócio que começou de forma humilde e se transformou em um império graças à luta de dona Célia Mendes Torres, a mulher por trás da pamonha bem feita.

A história de Célia e seu marido começa na lavoura. "Quando nos casamos, não tínhamos nada. Trabalhamos muito até conseguir comprar um pedacinho de terra," conta ela. Infelizmente, contratempos fizeram com que perdessem tudo, inclusive o carro. Célia teve que trabalhar como empregada doméstica enquanto o marido se dedicava a cortar pequenos pedaços de roça.

Sopa Paraguaia também é carro-chefe na casa. (Foto: Suzana Serviam)
Sopa Paraguaia também é carro-chefe na casa. (Foto: Suzana Serviam)
Pamonha é vendida de segunda a sábado na estrada.
Pamonha é vendida de segunda a sábado na estrada.

A grande virada veio com uma ideia simples, em 2004, mas revolucionária para a família: fazer pamonhas. "Depois eu inventei de fazer pamonha," relembra Célia. Em 13 de maio de 2004, ela começou a vender pamonhas debaixo de uma árvore, às margens da estrada, ávore que ela mesma plantou.

José Carlos Mendes Torres, filho mais velho de Célia, fala com orgulho sobre a trajetória da família: "A mãe é guerreira. Ela faz conta no dedo, é boa de cabeça, lembra das coisas e sabe trabalhar com o povo. Construiu um império dela." Ele destaca que a família sempre trabalhou junta, desde o início difícil até o sucesso atual. "Toda a vida fomos criados na roça. O pai começou a tocar lavoura, faliu e ficamos sem nada. A mãe foi trabalhar de doméstica e decidiu fazer pamonha para vender."

Célia mostrando as pamonhas que produz diariamente.
Célia mostrando as pamonhas que produz diariamente.

A simplicidade e a dedicação de Célia e sua família são evidentes. Eles começaram com um fogão à lenha e foram aumentando as panelas, comprando equipamentos e expandindo o negócio. Hoje, plantam milho o ano todo e, quando necessário, compram em Campo Grande para garantir a produção. "Aqui é um corredor. No final da tarde é um fervo, de segunda a sábado," conta José Carlos sobre o movimento no local.

A Pamonha 13 de Maio se tornou um ponto de parada obrigatório para quem passa pela BR-376. A pamonha, descrita como indiscutivelmente deliciosa, é o carro-chefe, mas o lugar também oferece outras iguarias, como a sopa paraguaia cremosa e salgados bem recheados e crocantes, que fazem jus à parada na estrada.

Célia atribui seu sucesso à sabedoria divina. "Quando eu comecei a trabalhar sem saber fazer conta, só pedi a Deus sabedoria e ele me deu," comemora ela. Hoje, ela e sua família colhem os frutos de anos de trabalho duro, dedicação e uma fé inabalável.

A árvore em que ela plantou e iniciou o trabalho caiu no ano passado com o vento, mas o frutos seguem sendo colhidos na pamonharia, que hoje vive lotada.

Quem quiser o conhecer o lugar, fica na BR-376, km 13 (veja como chegar)

O lugar abre de segunda a sábado, das 8h às 18h30.

Colaborou a jornalista Suzana Serviam

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias