Da comida fit a regional, Dani serve até paella pantaneira de banana
Há 10 anos, ela deu toque sul-mato-grossense em suas receitas para conquistar fregueses
No ramo da gastronomia há uma década, Daniela da Costa Silva, de 40 anos, sabe preparar de tudo, porém a especialidade são os pratos regionais. Para valorizar o tempero sul-mato-grossense, a personal chef faz a famosa paella pantaneira e uma releitura de moqueca, mas com banana da terra.
Antes de se dedicar exclusivamente à cozinha, a profissional dividia a função com a de gestora corporativa. Ela conta que optou pela primeira para cuidar do filho de 8 anos. “Eu estava no mercado de trabalho e conciliava com a cozinha. Tenho um caçula autista e com a rotina dele tive que optar trabalhar integralmente com a cozinha”, diz.
Desde então, Daniela trabalha com refeições sob encomenda, sendo uma delas a paella pantaneira. Ela explica o diferencial do prato que é um dos favoritos dos clientes. “É um prato no estilo carreteiro, mas com carne de sol e o diferencial é a banana da terra. No nosso Estado surgiu esse prato que veio através do arroz de comitiva e os chefes vieram fazendo releitura. É um prato que é um carro-chefe”, afirma.
Além desses ingredientes, ela adiciona pimenta biquinho, lombo suíno, calabresa e temperos caseiros. Contudo, o sabor de um deles se sobressai. “As pessoas estão mais acostumadas com o arroz carreteiro comum. Eu sempre explico que a diferença é a carne soleada. Tem o sabor da carne de sol mais suave”, comenta a profissional.
Apesar da paella pantaneira não ser uma criação dela, a personal chef fala sobre um prato especial que desenvolveu. “Uma das receitas autorais que tenho é a moqueca pantaneira a base de pintado, palmito de guariroba e banana da terra. É uma releitura da moqueca”, esclarece.
Ambos os pratos são cobrados por quilo, sendo o primeiro a R$ 120 e o segundo R$ 150. Seja para porção individual ou para toda a família, Daniela faz a quantidade a gosto do cliente, mas é necessário pedir com 24h de antecedência.
A vontade de seguir na área, conforme a chef, surgiu através do exemplo dos pais. “Sempre gostei muito, sempre me inspirei nos meus pais que cozinham muito bem. Comecei a fazer pratos por encomenda e resolvi trabalhar profissionalmente com isso”, lembra.
Quando começou a cozinhar, Daniela investiu no segmento de marmitas fitness. Como muitos têm dificuldade em consumir refeições saudáveis ou acreditam que as mesmas não têm sabor, ela apostou no toque caseiro. “O diferencial das minhas é o tempero”, garante a personal chef.
Hoje, ela trabalha com duas opções de marmita fitness, sendo a primeira o prato feito e a segunda com o menu mais flexível onde o cliente pode substituir alguns itens. O menu muda semanalmente e as pessoas podem pedir a quantidade que quiser, porém sempre com antecedência.
Quem quiser conhecer o trabalho dela, o perfil é @cozinhadachefcg
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).