De queijo coalho a costela, qual ingrediente teria o seu "X-Campão"?
O Lado B conversou com donos de hamburguerias para saber quais ingredientes não podem faltar no 'X-Campão'
O X-Campo Grande é um dos lanches mais famosos que existem na cidade, mas se você fosse criar ou experimentar um 'X-Campão', como ele seria? Qual é o ingrediente que o campo-grandense ama que não poderia faltar? O Lado B fez essa pergunta para empresários que administram hamburguerias e lanchonetes em diferentes regiões. De queijo caipira a costela desfiada, o pessoal deu asas à imaginação para montar o hambúrguer típico.
Proprietário do Pró Burguer, Luan Garcia, de 28 anos, apostou no hambúrguer de costela, queijo mussarela e caipira derretidos na chapa com geleia de pimenta. Para acompanhar, ele escolheu a mandioca frita temperada com sal e pimenta. O modo de preparo também ficou bastante especial.
Ele explica como funciona a montagem do lanche feito especialmente para os campo-grandenses. “O modo de preparo é fazer a moagem da costela e moldura do hambúrguer 150g. Cortamos o pão no meio e a carne vai direto para a chapa bem quente. Após selarmos o hambúrguer ao ponto colocamos a mussarela por cima e o queijo caipira vai na chapa para ser selado dos dois lados”, diz.
O pão também é selado na chapa com manteiga, segundo Luan, para ‘ficar com aquele gostinho de torrado’. No fim, a geleia dá o toque final no que seria o perfeito X-Campão. “Já deu água na boca, né”, brinca ele.
Já o dono do Burguer Pub, Guilherme França, de 29 anos, trouxe para a receita algo que todo mundo que vive na cidade ama. “O MS é referência pela produção de carne bovina e o churrasco está muito presente na nossa cultura”, afirma.
Pensando nisso, ele criou um hambúrguer com direito a purê de mandioca e uma saladinha leve para acompanhar. O toque especial desse lanche, ele explica em detalhes. "Esse lanche tem hambúrguer com blend angus sistema 67 de 170 gramas. Costela desfiada", destaca.
Em nome da nostalgia, Marlon Bruno de Lima, pensou num lanche clássico. Dono do Tendas Burguer, ele pensou algo que é a cara da cultura campo-grandense. “Se tratando de algo que represente Campo Grande me fez lembrar dos tempos do canteiro da Afonso Pena que era febre principalmente na madrugada”, diz.
Por essa razão, ele escolheu a composição do lanche que o fez lembrar do mesmo que o pessoal gostava de comer nesses encontros. “Quem parava para lanchar estava varado de fome, logo, pegava o lanche que tivesse mais ingredientes”, conta.
Na receita dele, o pão seria recheado com hambúrguer artesanal, salsicha, ovo, bacon, presunto, mussarela calabresa, alface e tomate. Um acompanhamento, conforme ele, seria primordial. "O ingrediente chave e que talvez representasse mais que o lanche seria a maionese caseira de tubo", ressalta.
Lanches que também são a cara da cidade - Com ingredientes do Mercadão Municipal, o lanche da HamBugreria desenvolvido pelo chefe Marcílio Galeano também presta homenagem à Campo Grande, que hoje completa 123 anos de história.
Feito no pão lendário, o morena burguer tem picles de maxixe, requeijão de corte, furrundu, bacon, blend angus 150 gramas e molho do chef. O gerente do estabelecimento, Weslley Renovato, de 39 anos, fala sobre a receita.
“Veio da cabeça do chef e estivemos no mercadão vendo algumas coisas que são vendidas e tentando incorporar a um lanche. Mais original que esse é difícil”, declara.
O JogaBurger também trouxe algo especial para o aniversário da Capital. O proprietário Rafael Dalpiaz fala sobre o hambúrguer criado a partir de uma inspiração no X-Campo Grande.
"O Campo Grandense adora um ‘podrão’, como carinhosamente chamamos os lanches de rua. Tradicionalmente fazemos o Joga Campo Grande pra comemorar o aniversário da cidade. É uma versão caprichada do tradicional X-Campo Grande de rua. Ele tem duas carnes, queijo mussarella, alface roxa, tomate italiano, presunto, salsicha, ovo frito, cebola caramelizada e catupiry”, conclui.
Com tantas criações e versões de hambúrgueres que representam a cidade, difícil é resistir e não ficar com vontade de experimentar essas receitas.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).