ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

De queijo coalho a costela, qual ingrediente teria o seu "X-Campão"?

O Lado B conversou com donos de hamburguerias para saber quais ingredientes não podem faltar no 'X-Campão'

Jéssica Fernandes | 26/08/2022 09:04
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Lanche com queijo coalho foi escolha de dono da Pró Burguer. (Foto: Alex Machado)
Lanche com queijo coalho foi escolha de dono da Pró Burguer. (Foto: Alex Machado)

O X-Campo Grande é um dos lanches mais famosos que existem na cidade, mas se você fosse criar ou experimentar um 'X-Campão', como ele seria? Qual é o ingrediente que o campo-grandense ama que não poderia faltar? O Lado B fez essa pergunta para empresários que administram hamburguerias e lanchonetes em diferentes regiões. De queijo caipira a costela desfiada, o pessoal deu asas à imaginação para montar o hambúrguer típico.

Proprietário do Pró Burguer, Luan Garcia, de 28 anos, apostou no hambúrguer de costela, queijo mussarela e caipira derretidos na chapa com geleia de pimenta. Para acompanhar, ele escolheu a mandioca frita temperada com sal e pimenta. O modo de preparo também ficou bastante especial.

Ele explica como funciona a montagem do lanche feito especialmente para os campo-grandenses. “O modo de preparo é fazer a moagem da costela e moldura do hambúrguer 150g. Cortamos o pão no meio e a carne vai direto para a chapa bem quente. Após selarmos o hambúrguer ao ponto colocamos a mussarela por cima e o queijo caipira vai na chapa para ser selado dos dois lados”, diz.

Hambúrguer é selado na chapa dos dois lados. (Foto: Alex Machado)
Hambúrguer é selado na chapa dos dois lados. (Foto: Alex Machado)

O pão também é selado na chapa com manteiga, segundo Luan, para ‘ficar com aquele gostinho de torrado’. No fim, a geleia dá o toque final no que seria o perfeito X-Campão. “Já deu água na boca, né”, brinca ele.

Já o dono do Burguer Pub, Guilherme França, de 29 anos, trouxe para a receita algo que todo mundo que vive na cidade ama. “O MS é referência pela produção de carne bovina e o churrasco está muito presente na nossa cultura”, afirma.

Pensando nisso, ele criou um hambúrguer com direito a purê de mandioca e uma saladinha leve para acompanhar. O toque especial desse lanche, ele explica em detalhes. "Esse lanche tem hambúrguer com blend angus sistema 67 de 170 gramas. Costela desfiada", destaca.

Costela desfiada, purê de mandioca e salada compõem lanche do Burger Pub. (Foto: Arquivo pessoal)
Costela desfiada, purê de mandioca e salada compõem lanche do Burger Pub. (Foto: Arquivo pessoal)

Em nome da nostalgia, Marlon Bruno de Lima, pensou num lanche clássico. Dono do Tendas Burguer, ele pensou algo que é a cara da cultura campo-grandense. “Se tratando de algo que represente Campo Grande me fez lembrar dos tempos do canteiro da Afonso Pena que era febre principalmente na madrugada”, diz.

Por essa razão, ele escolheu a composição do lanche que o fez lembrar do mesmo que o pessoal gostava de comer nesses encontros. “Quem parava para lanchar estava varado de fome, logo, pegava o lanche que tivesse mais ingredientes”, conta.

Na receita dele, o pão seria recheado com hambúrguer artesanal, salsicha, ovo, bacon, presunto, mussarela calabresa, alface e tomate. Um acompanhamento, conforme ele, seria primordial. "O ingrediente chave e que talvez representasse mais que o lanche seria a maionese caseira de tubo", ressalta.

Hambúrguer foi criado por chef com ingredientes do Mercadão Municipal. (Foto: Arquivo pessoal)
Hambúrguer foi criado por chef com ingredientes do Mercadão Municipal. (Foto: Arquivo pessoal)

Lanches que também são a cara da cidade -  Com ingredientes do Mercadão Municipal, o lanche da HamBugreria desenvolvido pelo chefe Marcílio Galeano também presta homenagem à Campo Grande, que hoje completa 123 anos de história.

Feito no pão lendário, o morena burguer tem picles de maxixe, requeijão de corte, furrundu, bacon, blend angus 150 gramas e molho do chef.  O gerente do estabelecimento, Weslley Renovato, de 39 anos, fala sobre a receita.

“Veio da cabeça do chef e estivemos no mercadão vendo algumas coisas que são vendidas e tentando incorporar a um lanche. Mais original que esse é difícil”, declara.

O JogaBurger também trouxe algo especial para o aniversário da Capital. O proprietário Rafael Dalpiaz fala sobre o hambúrguer criado a partir de uma inspiração no X-Campo Grande.

Lanche do JogaBurger é versão caprichada do 'podrão de rua'. (Foto: Arquivo pessoal)
Lanche do JogaBurger é versão caprichada do 'podrão de rua'. (Foto: Arquivo pessoal)

"O Campo Grandense adora um ‘podrão’, como carinhosamente chamamos os lanches de rua. Tradicionalmente fazemos o Joga Campo Grande pra comemorar o aniversário da cidade. É uma versão caprichada do tradicional X-Campo Grande de rua. Ele tem duas carnes, queijo mussarella, alface roxa, tomate italiano, presunto, salsicha, ovo frito, cebola caramelizada e catupiry”, conclui.

Com tantas criações e versões de hambúrgueres que representam a cidade, difícil é resistir e não ficar com vontade de experimentar essas receitas.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias