Em café que muda a cada estação, vitamina de bocaiúva reina
Um cardápio especial é criado a cada estação para surpreender a freguesia
Em 2016, o fim de um relacionamento abusivo parecia ter tirado as forças de Mariana Loesia, de 35 anos, que não conseguia enxergar como recomeçar a vida. Foi quando um simples “geladinho” iluminou os caminhos da paranaense que há anos vive em Aquidauana.
“Chupei esse geladinho e pensei que poderia fazer para vender. Depois recebi a receita de bolo de uma amiga e comecei a fazer para ocupar a mente”. No primeiro dia de doces feitos, Mariana saiu às ruas de Aquidauana e voltou para casa sem nenhuma unidade nas mãos.
Assim iniciou sua trajetória como doceira, mas o que ela não imaginava, era abrir as portas do próprio café no município, que traz no cardápio de torre de crepe até milkshake e vitamina de bocaiúva, fruta do cerrado com sabor marcante.
O espaço colorido, bem decorado e com pé direito alto numa das esquinas de Aquidauana é convite para o café da manhã, almoço ou chá da tarde.
Mariana serve uma variedade de doces e salgados, também faz encomenda de bolos e doces para festas. Além dos cafés bem elaborados ao simples coado na hora, ela também se destaca com os milkshakes e vitaminas.
Tem também o cuscuz no pote e recheado para quem não dispensa o prato típico nordestino, além de tapiocas e sanduíches.
Os pratos nos últimos anos fizeram tanto sucesso, que o bistrô ganhou nome com a expressão que amigos e moradores usavam para chegar ao estabelecimento. “As pessoas falavam vou ‘lá no bistrô da Mari’ e com isso a expressão ficou na mente. Quando resolvi alugar um local, não tive dúvida no nome”.
Assim o espaço virou “Lá no Bistrô da Mari”, uma doceria cheia de pratos e começou do jeito mais simples.
“Eu iniciei minhas produções em casa, com o tempo a demanda foi aumentando e minha chegou a sair da residência só para eu reformar e aumentar o espaço para a atender os clientes”.
Mas com o tempo, até mesmo a casa ficou pequena, então Mariana decidiu que estava na hora de alugar um espaço.
A esquina surgiu por um acaso, quando o dono decidiu reformar e alugar. Avaliando os custos, ela fez uma proposta do que caberia em seu orçamento e a ideia foi aceita. “Aluguei e comecei”.
O projeto neste novo espaço começou no final de 2019 e, meses depois, veio a pandemia. “Foi um misto de sentimentos que nos deixou muito assustados, mas resolvemos dar continuidade e encarar”.
Mariana então passou o período mais crítico sem fechar as portas e não desistiu de fazer algo diferente. Foi assim que nasceu a ideia de mudança no cardápio.
No local há um cardápio fixo e outro que é mudado a cada estação. No verão, por exemplo, tem bebidas mais refrescantes. Já no inverno ela aposta em comidas que são ideais nas baixas temperaturas e aquecem. “Todo mundo gosta e fica esperando as novidades no cardápio”.
Datas comemorativas são motivo extra para caprichar ainda mais na produção de doces temáticos. Agora, o que não falta são ideias para Páscoa e encomendas de ovos.
Ao ver a própria trajetória, Mariana se sente realizada. “Me sinto muito feliz e ainda mais satisfeita quando vejo alguém saboreando nossos pratos e saindo daqui satisfeitos, isso é muito bacana. Ainda mais numa cidade onde passam tantos turistas”.
Quem quiser conhecer o espaço, o café fica na Rua Estevão Alves Corrêa, 1059, em Aquidauana.