Família serve almoço vegetariano que une culinária do Brasil e Taiwan
No 1º e único restaurante vegetariano de Dourados, família mostra que menu vai além da salada
O Restaurante Vegetariano Natural começou como uma sociedade administrada entre famílias, mas atualmente pertence unicamente aos Chern. Localizado em Dourados, a 251 km de Campo Grande, o estabelecimento tem mais de dez anos de história e é o primeiro e único do município a trabalhar com o cardápio sem proteína animal.
A história do lugar começou em 2002, no período onde a alimentação vegetariana não era comum e até mesmo estranhada pela maioria das pessoas. Após 2003, o casal taiwanês Yu Chun Chiao, de 53 anos, e Chern Bao Yeun, de 56 anos, chegou na cidade e passou a trabalhar no local com outras três famílias.
A filha do casal, Chern Jen Jen, de 26 anos, é quem conta o início da trajetória da família e algumas das dificuldades. “Viemos com a ideia de expandir para os brasileiros conhecerem a alimentação vegetariana. Na época, eu era pequeninha, mas escutei meus pais e amigos falando que foi bem difícil encontrar clientes que gostavam. Antigamente, as pessoas tinham mais receio de experimentar alimentos novos e ainda mais oriental”, diz.
Em 2013, conforme Jen, as demais famílias encontraram outras vertentes de negócios e a dela ficou exclusivamente responsável pelo ponto comercial. Desde então, o menu da casa é uma mescla da culinária taiwanesa, japonesa e brasileira. “Temos muitas coisas, além da salada para comer. Várias pessoas acham que os vegetarianos só comem salada, mas não, temos amigos que se surpreenderam com o restaurante”, relata.
Quem prepara os pratos é o pai (Chern Bao Yeun) e a mãe (Yu Chun Chiao) da Jen. Antes de adquirirem o restaurante, os dois tinham certa experiência na área. “Minha mãe quando era jovem trabalhou no atendimento de um restaurante e meu pai ficou na cozinha durante muito tempo na época que servia no Exército. Depois, vieram para o Brasil e foram aprendendo”, conta.
No menu, disponibilizado como self service, o público encontra o clássico feijão com arroz e uma variedade de alimentos. Segundo Jen, os principais pratos são o rolinho primavera, berinjela empanada ao molho agridoce com pimentão verde, jaca empanada, pão frito ao vapor, pastel com milho, requeijão, ervilha, além do baozi, que é um pãozinho feito a vapor.
Nas sobremesas, o Brasil predomina no cardápio com o mousse e o queridinho doce de banana. Para acompanhar o pedido, a casa prepara chá mate com limão, chá preto e de hibisco. Mas, caso o cliente não seja fã de chá, o estabelecimento serve sucos e refrigerante.
Por ter crescido ajudando os pais no local, Jen comenta que existem clientes cativos e que, ao decorrer dos anos, o número de frequentadores vegetarianos cresceu. "Tem algumas famílias que frequentam desde o início e até hoje. Na época, algumas famílias eram vegetarianas, mas bem restritas. De 2010 para cá, cresceu muito”, afirma.
Após anos trabalhando no ramo, ela garante que os pais são muito felizes na área. “Apesar de todo cansaço que tem em todo restaurante, eles gostam muito, ficam contentes em ver que muitos se tornaram vegetarianos por conhecerem nossos pratos. Para nós, não é sobre alimentação e levar ela para outras pessoas, é sobre fazer amizades”, conclui.
O Restaurante Vegetariano Natural está localizado na Rua Hayel Bon Faker, 500, Jardim Água Boa, em Dourados (MS). O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 11h às 14h.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).