ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Festão com 5 toneladas garante que serviu maior churrasco visto em MS

Empresa caprichou na festa de fim de ano, com costela, carne de sol, cordeiro, porco, frango e linguiça

Ângela Kempfer | 13/12/2022 11:45
Costela começou a ser assada antes de amanhecer. (Foto: Reprodução Instagram)
Costela começou a ser assada antes de amanhecer. (Foto: Reprodução Instagram)

Banquete de respeito é sem censura na porção, como o servido na base da fartura no último sábado (10), em Três Lagoas. Os responsáveis reivindicam, inclusive, o título do "maior churrasco já realizado em Mato Grosso do Sul". Com mais de 5 toneladas de carne, para 6.567 pessoas, o evento organizado pela empresa de celulose Eldorado Brasil reuniu diretoria, funcionários e as famílias.

O responsável pelo sabor saiu de Três Lagoas mesmo: o Grupo Brutus. Em 2018 começou só na base do churrasquinho entre amigos e hoje consegue superar os números ano a ano. ”Antes, o maior que a gente tinha feito foi pra 4 mil pessoas”, conta o líder do grupo, Laerte Augusti Júnior, 39 anos.

Voluntários e contratados responsáveis pelo corte. (Foto: Reprodução Instagram)
Voluntários e contratados responsáveis pelo corte. (Foto: Reprodução Instagram)

Ele e mais 13 parceiros formam a equipe que adora enfrentar esse tipo de desafio. "Eu era garoto e aprendia com meu pai fazendo churrasco em igrejas, eventos... Aí resolvemos reunir o grupo de novo, mas na base da brincadeira".

Desta vez, eles colocaram 5.200 kg de proteína no fogo, entre costela, carne de sol, cordeiro, porco, frango e linguiça.

Para servir tanta gente, 50 pessoas ficaram cuidando diretamente das churrasqueiras e do corte. Mas, no total, um batalhão de 450 pessoas, entre voluntários e funcionários contratados pela Eldorado, trabalharam no dia para não faltar nada no open food e open bar de fim de ano.

Só as guarnições e as bebidas exigiram cerca de 100 garçons providenciando arroz, salada, mandioca e farofa. E ainda teve o pessoal que preparou as atrações, como música ao vivo.

“A direção falou que não era para economizar na carne. Então só assamos do bom e do melhor. Teve até lanche, um sanduíche com porco defumado, desfiado e depois ainda fizemos uma paella caipira gigante. Todo mundo parece que saiu satisfeito. Comeram até não aguentar mais”, brinca Laerte.

E o trabalho iniciou cedo. Na quinta-feira começaram a levantar a estrutura e no sábado, às 3h da madrugada, os “Brutus” já estavam em pé, “à base de energético”, para colocar a costela para assar lentamente e só servir às 12h.

Marido e esposa preparando uma paella gigante e caipira. (Foto: Reprodução Instagram)
Marido e esposa preparando uma paella gigante e caipira. (Foto: Reprodução Instagram)

 “Nós pensamos em tudo, na qualidade da carne comprada e servida. Fazemos um esquema que nada fica frio ou estocado. Sai do espeto, direto para o prato. E temos muitos amigos que ajudam. Por isso tudo deu certo”, garante Laerte.

O grupo se diz “especialista em churrasco rústico” e já ganhou prêmio nesse quesito no Chile. Na confraternização de sábado, levou equipamentos para assar 600 costelas ao mesmo tempo, além das churrasqueiras, mas teve de investir em mais grelhas e espetos para comportar tanta carne.

Estrutura montada para a festa no sábado passado. (Foto: Assessoria)
Estrutura montada para a festa no sábado passado. (Foto: Assessoria)

“E a satisfação vem. A diretoria toda participou e no final, um deles disse que a empresa investe mesmo, porque a recompensa que recebe dos funcionários é enorme”, comenta Laerte.

O ajudante florestal Adriel de Oliveira Manari comemorou o fim de ano da firma ao lado da esposa Lais e da filha Antonela, ainda de colo. "Foi tudo muito bom e maravilhoso. Bem organizado, com comida bem temperada e saborosa", avaliou.

Se você tem notícia de um churrasco ainda maior realizado em Mato Grosso do Sul, conte para o Lado B. No Guinness Book o recorde brasileiro é de Goiânia (GO), que em 2022 assou 10 toneladas só de carne bovina, durante o festival BBQ Mix, com 52 mil porções de carne.


Nos siga no Google Notícias