Mãe e filha divulgam os sabores da Bolívia com mingau de milho roxo
A receita é ótima para as temperaturas frias e pode ser consumida como suco ou caldo
Você já ouviu falar de milho roxo? Se não, é porque esse tipo de grão é comumente encontrado na Bolívia e países da América Andina. Segundo explica a administradora Ingra Flores, de 33 anos, a gastronomia boliviana é riquíssima em grãos e legumes dificilmente encontrados em Campo Grande ou até no Brasil.
As pimentas conhecidas como aji roja e aji amarilla, as batatinhas chamadas de chuño, o milho mote e o pêssego desitratado mocochincho são apenas alguns exemplos da riqueza dos alimentos de origem boliviana poucos conhecidos em terras brasileiras.
Para divulgar mais desse universo, Ingra e sua mãe, a boliviana Luisa Flores, 56, divulgam receitas típicas do país vizinho de Mato Grosso do Sul. A pedida de hoje é o mingau de milho roxo, que na Bolívia é muito consumido bem quentinho, no inverno, e preferencialmente acompanhado de pastéis.
O mingau, além de muito agradável ao paladar, é nutritivo e pode ser consumido como um suco ou caldo.
Luisa, que veio para o Brasil há 38 anos, tem uma barraca de comidas Avenida Vanderlei Pavão, esquina com a Travessa Antonio Serra Silveira, no Jardim Aeroporto. Por lá, suas saltenhas são famosas.
Ela e a filha, Ingra, trazem ingredientes da Bolívia e os divulgam todo segundo domingo do mês, na Praça Bolívia, bairro Santa Fé. Quem tiver interesse no milho roxo, pode procurar o ingrediente nas feiras ou, se tiver sorte, pode encontra-lo no Mercadão Municipal. O alimento pode ser encontrado mais facilmente em Corumbá. Confira a receita do mingau.
Ingredientes:
2 xícaras de api em pó (milho roxo)
Canela
Cravo
Açúcar
Limão
Modo de preparo:
Dissolva os 30 gramas de api em uma xícara de água fria. Em uma panela, ferva 3 xícaras de água com canela e cravo (este último é opcional).Com a água fervente, jogue o api dissolvido na panela e deixe ferver por 15 minutos, sempre mexendo.
Se quiser, para dar um gostinho a mais, pode adicionar limão e açúcar. Pronto, o mingau de milho roxo já pode ser servido!
Curta o Lado B no Facebook.