Restaurante inspirado na energia do pôr do sol tem sabor de 2 países
De temaki a filé andino, casa oferece experiência gastronômica do Peru e Japão
A gastronomia peruana e japonesa se encontram no menu do novo restaurante da Rua Rio Grande do Sul. No Ocalis, os pratos frios e quentes unem a culinária de ambos os países. Inaugurado neste mês, o estabelecimento também serve drinks autorais e releituras de clássicos.
Tatyane Nunes, 33 anos, é uma das proprietárias do negócio ao lado do esposo João Ricardo Alves Torquetti. Ambos são apaixonados por gastronomia e fãs dos trabalho dos dos chefes Emerson Menezes e Edu Rejala que assinam o menu do restaurante com a proposta Nikkei, que une o tempero do Japão e Peru.
A empresária conta comenta que era cliente do chef Emerson quando notou o valor que o prato servido por ele tinha. “Eu tenho um sócio que é muito apaixonado pela gastronomia e quando o Emerson tinha restaurante éramos clientes. Um dia fomos comer um tipo de sushi que ainda não tínhamos visto”, afirma Tatiany.
Com a ideia de criar algo diferente na cidade, a empresária comenta que quis trazer referências de São Paulo para dentro do estabelecimento. “Não é só um restaurante, colocamos bistrô e estamos adaptando”, adianta.
Para isso ocorrer, o arquiteto Álvaro Barsaglini Marcondes Rezende foi convidado e elaborou o projeto que visa proporcionar um ambiente sofisticado, aconchegante, moderno e ousado. Outra proposta foi destacar a excentricidade para que o público sinta uma 'explosão de sensações em todo o ambiente'.
Outra ideia da empresária é que futuramente as pessoas possam desfrutar dos pratos e drinks enquanto admiram o pôr do sol da área externa. “Mais para frente a ideia é abrir no final de tarde, porque tem um pôr do sol muito bonito. Essa proposta a gente quer para o final de semana”, afirma. O intuito vai de encontro com significado do negócio que remete a “energia esplêndida e estonteante do pôr do sol”.
Entrada e pratos principais - O menu da casa é completo para quem quiser conhecer mais o tempero do Peru e Japão. As refeições com a culinária peruana foram elaboradas por Edu, enquanto Emerson trouxe o gostinho do tempero japonês.
Entre as mais de 20 opções de entrada, o público pode desfrutar do edamame trufado finalizado com flor de sal e azeite trufado; shimeji salteado na manteiga; ceviche Ocalis com peixe branco; montadito de banana da terra com cubos de salmão e tiraditos de Los Andes com fatias de salmão e pescada branca.
As refeições quentes vão desde filé andino a El Plato de Pescador. A primeira é feita com purê de batata com os queijos gruyene, meia cura e mussarela, filé mignon grelhado, farofa da casa, chalaquita (vinagrete peruano) e molho de cerveja preta.
O segundo é composto por arroz negro cremoso finalizado com parmesão, salmão e camarão grelhado, anel de lula a dorê com creme de aji amarillo. A casa também faz lombo salteado e el pescado. Outro destaque são os pratos japoneses, como temaki, urumaki, sashimis e Joe amêndoas, negui trufado, maçaricado, tamago e Ocalis.
A carta de drinks conta com clássicos, por exemplo, negroni, mojito, moscow mule, gin tônica, tropical e margarita. Os drinks da casa são xarope morango, bacardi big apple, sumo de limão, espumante; whisky black&white, vermouth bianco e campari.
Quem quiser conhecer, o Ocalis está localizado na Rua Rio Grande do Sul, 654, Centro. O horário de funcionamento é de domingo a terça, das 19h às 23h e quinta a sábado, das 19h às 23h30.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Confira a galeria de imagens: