ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Rota vira livro com histórias, conexões e receitas do Pantanal

Por Thailla Torres | 18/07/2024 06:49
Macarrão de comitiva é uma das receitas do livro
Macarrão de comitiva é uma das receitas do livro

A sopa paraguaia quentinha, o macarrão de comitiva que sacia, aquele caldo de piranha que aquece e sarrabulho com sabor marcante. Essas e outras receitas fazem parte da vida de muita gente em Mato Grosso do Sul, mas muitos nem sabem a história por trás de cada ingrediente escolhido. Foram através das andanças e pesquisas, que Paulo Machado decidiu lançar o livro “Rota Gastronômica Pantaneira”, no próximo dia 5 de agosto em Campo Grande.

Mais do que apresentar o modo de preparo de cada receita, o livro organizado pelo Instituto Paulo Machado junto com a produtora Marcia Marinho, permite ao leitor fazer uma jornada saborosa. “Tem muita história, curiosidade e informação”, adianta Paulo Machado, que compartilha não apenas pratos deliciosos, mas a essência de uma cultura rica e diversificada de curiosas descobertas de ingredientes que nas mãos das cozinheiras e mestres “cucas” do Pantanal.

 Com prefácio de Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur-MS, textos da jornalista Tati Feldens, co-fundadora da Rota Gastronômica Pantaneira, e fotografia de Elis Regina, o livro reúne em suas 66 páginas, 21 receitas, sendo as 10 primeiras pratos referência da primeira edição da Rota Gastronômica Pantaneira, como as tradicionais sopa paraguaia, macarrão de comitiva, caldo de piranha e sarrabulho.

 A publicação é arrematada com outras 11 receitas que revelam não apenas a riqueza dos ingredientes locais, mas também as influências étnicas que moldaram a culinária pantaneira ao longo do tempo, como a gaúcha, oriental, terena indígena, árabe, boliviana, paraguaia, nordestina, doçaria colonial, etc.

Dentre as iguarias de influência, lapapé com geleia de frutas pantaneiras, uma referência à cozinha indígena terena, mutabal, de influência árabe, e pique a lo macho, boliviana.

 Em todas as receitas, uma breve explicação sobre o prato, além de ingredientes, modo de preparo e curiosidade do chef. Um box explicativo com rendimento, tempo de preparo e nível de dificuldade completam essa obra que teve o projeto gráfico assinado por Fernando Pissuto Trevisan.

 “É uma viagem pela história, pelos costumes e pela alma do pantaneiro. Um registro inédito dos sabores de dez atrativos turísticos de importante destaque nas diferentes regiões e cidades pantaneiras, bem como onze novas receitas fruto das minhas pesquisas pelo Pantanal”, completa Paulo.

Sobre a Rota Gastronômica Pantaneira

A Rota Gastronômica Pantaneira nasce em 2022 da vontade do Chef Paulo Machado em mostrar o quanto o Pantanal é rico em histórias, ingredientes e influências culturais. Para esta odisseia, Paulo convidou a jornalista Tati Feldens, viajante de mão cheia e grande entusiasta de rotas gastronômicas pelo país e pelo mundo, para ajudar nessa tarefa, que contou com o apoio do SEBRAE de Mato Grosso do Sul e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

O roteiro propõe uma imersão nos rituais de alimentação em dez empreendimentos típicos do Pantanal, através da convivência com a população local e da descoberta de suas relações com ingredientes autóctones e técnicas culinárias, com o objetivo de resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica do Estado através do turismo de experiência.

Em 2023 a Rota Gastronômica Pantaneira ganhou uma segunda etapa, a edição Águas, com outros dez empreendimentos contemplados. Neste mesmo ano ocorreu a inscrição do projeto do livro “Rota Gastronômica Pantaneira por Paulo Machado” no Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), trabalho que será lançado dia 5 de agosto em Campo Grande.

O lançamento será no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul que fica na Av. Calógeras, 3000 - Centro.

Nos siga no Google Notícias