ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Lado Rural

Ipea reduz previsão de PIB agropecuário brasileiro para 1% em 2022

Estimativa de alta do valor adicionado recuou 2,8%

Vitor Abdala, da Agência Brasil | 22/03/2022 17:05
Estiagem no Sul do país, em São Paulo e em MS, reduziu produção de soja e impactou crescimento do PIB. (Foto: Agência Brasil)
Estiagem no Sul do país, em São Paulo e em MS, reduziu produção de soja e impactou crescimento do PIB. (Foto: Agência Brasil)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reduziu sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro. A estimativa de alta do valor adicionado recuou de 2,8%, segundo a previsão divulgada em dezembro de 2021 pelo Ipea, para 1%, de acordo com os dados divulgados hoje (22).Campo Grande News - Conteúdo de VerdadeCampo Grande News - Conteúdo de Verdade

A queda foi provocada principalmente pela previsão do valor adicionado do setor agrícola, que caiu de 2,6% em dezembro para 0,3% neste mês, devido a fatores como a estiagem no sul do país, São Paulo e Mato Grosso do Sul, que causou impacto na produção de soja.

A queda na produção de soja este ano deve chegar a 35,8% no Rio Grande do Sul e a 40,7% no Paraná.

Milho e cana salvaram do pior – As altas estimadas nas produções de milho (23,9%) e cana-de-açúcar (20,6%) evitaram uma queda maior na previsão do PIB agropecuário. No entanto, segundo o Ipea, um possível problema climático que afete essas lavouras pode resultar em queda do valor adicionado agrícola.

A estimativa de crescimento do valor adicionado pecuário também caiu, mas de forma mais moderada, de 3,6% em dezembro para 3% neste mês.

O documento divulgado pelo Ipea considerado que o maior risco para o setor pecuário é a redução da demanda por proteínas animais devido ao aumento dos preços e da expectativa de uma atividade econômica pouco aquecida em 2022.

Nos siga no Google Notícias