ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Nelore anuncia mudanças nas regras para provas de ganho de peso

MS sediará 5 etapas; edição deste ano terá adequações na faixa de peso para animais machos

José Roberto dos Santos | 30/03/2023 14:45
Lote de bovinos rastreados submetidos à prova de avaliação de carcaça em frigorífico. (Foto: Divulgação/ACNB)
Lote de bovinos rastreados submetidos à prova de avaliação de carcaça em frigorífico. (Foto: Divulgação/ACNB)

A ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) anunciou mudanças no regulamento para a 25ª edição do Circuito Nelore de Qualidade – o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo. As etapas nacionais já têm data para início, 25 de abril. O calendário também já foi definido, com previsão para realização de 41 etapas ao todo, sendo 37 nacionais e 4 internacionais.

Mato Grosso do Sul vai sediar 5 etapas: dia 5 de setembro no Friboi de Anastácio; dia 6 de setembro no Friboi de Nova Andradina; dia 19 de outubro no Friboi de Campo Grande; dia 1º de novembro no Friboi de Naviraí e; no dia dia 30 de novembro no Friboi de Campo Grande, novamente.

A primeira alteração é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesarem de 20 a 25 arrobas receberão a nota máxima. Os bovinos que pesarem de 18 a 20 arrobas receberão nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.

“Nos últimos anos, verificou-se aumento expressivo no peso médio da carcaça do nelore, especialmente nos machos. Por isso, achamos justa e necessária essa adequação, que aumenta o nível de exigência e competitividade no Circuito e incentiva os pecuaristas a buscar avanços constantes em seus projetos”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Prêmio para terminação a pasto

Outra alteração realizada no regulamento é a criação de prêmio específico para o melhor lote de carcaça de machos e fêmeas terminados a pasto. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento será entregue em cada etapa.

“Com essa mudança, equilibramos o destaque dado tanto a animais terminados em confinamento quanto a animais terminados em pastagens”, afirma André Locateli. Os outros termos do regulamento seguem sem alterações e idênticos à edição de 2022.

Nos siga no Google Notícias