Nelore anuncia mudanças nas regras para provas de ganho de peso
MS sediará 5 etapas; edição deste ano terá adequações na faixa de peso para animais machos
A ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil) anunciou mudanças no regulamento para a 25ª edição do Circuito Nelore de Qualidade – o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo. As etapas nacionais já têm data para início, 25 de abril. O calendário também já foi definido, com previsão para realização de 41 etapas ao todo, sendo 37 nacionais e 4 internacionais.
Mato Grosso do Sul vai sediar 5 etapas: dia 5 de setembro no Friboi de Anastácio; dia 6 de setembro no Friboi de Nova Andradina; dia 19 de outubro no Friboi de Campo Grande; dia 1º de novembro no Friboi de Naviraí e; no dia dia 30 de novembro no Friboi de Campo Grande, novamente.
A primeira alteração é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesarem de 20 a 25 arrobas receberão a nota máxima. Os bovinos que pesarem de 18 a 20 arrobas receberão nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa.
“Nos últimos anos, verificou-se aumento expressivo no peso médio da carcaça do nelore, especialmente nos machos. Por isso, achamos justa e necessária essa adequação, que aumenta o nível de exigência e competitividade no Circuito e incentiva os pecuaristas a buscar avanços constantes em seus projetos”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Prêmio para terminação a pasto
Outra alteração realizada no regulamento é a criação de prêmio específico para o melhor lote de carcaça de machos e fêmeas terminados a pasto. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento será entregue em cada etapa.
“Com essa mudança, equilibramos o destaque dado tanto a animais terminados em confinamento quanto a animais terminados em pastagens”, afirma André Locateli. Os outros termos do regulamento seguem sem alterações e idênticos à edição de 2022.