ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Às margens do Rio Formoso, onda de calor provoca incêndio florestal

Brigadas já se reúnem para combater o fogo no bioma sul-mato-grossense

Por Gustavo Bonotto e Gabriela Couto | 19/09/2023 22:11

Vídeo gravado em Bonito, cidade turística situada a 297 quilômetros de Campo Grande, mostra um incêndio florestal causado pelas altas temperaturas provocadas pela onda de calor que atinge o país. A imagem, gravada nas margens do Rio Formoso, chegou à reportagem na noite desta terça-feira (19).

Desde o fim da tarde de segunda, duas guarnições da cidade combatem o fogo. Já na manhã de hoje, uma equipe especialista de Aquidauana chegou para reforçar o trabalho na região de banhando, próximo à Estância NB.

No Pantanal, brigadas estão se unindo para combater incêndios florestais já registrados em algumas áreas. De acordo com o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, as brigadas estão combatendo os incêndios 24h.

“Devido a essa previsibilidade de aumentar as ocorrências, por conta dessa massa de ar seco e quente que atinge o país, vamos revezar os esquadrões até domingo pelo menos. Com um esquadrão trabalhando de dia e outro no período noturno”, explicou.

Imagens do satélite da Nasa mostram pontos vermelhos onde são registrados incêndios nas últimas 24h (Foto: Reprodução)
Imagens do satélite da Nasa mostram pontos vermelhos onde são registrados incêndios nas últimas 24h (Foto: Reprodução)

Preocupados para evitar uma tragédia como a de 2020, equipes estão em alerta neste mês de setembro, ainda mais com os efeitos do El Niño de superaquecimento dos oceanos refletindo no continente.

Na semana passada, equipes do Corpo de Bombeiros e do Prevfogo de Corumbá atuaram no combate a outro incêndio florestal, que assustou os moradores do Pantanal de Nabileque. O foco ocorreu no território indígena Kadiweús, que fica na região conhecida como Carandazal. Pelo Corpo de Bombeiros, foi necessário o reforço de duas GCIFS (Guarnições de Combate a Incêndio Florestal), que totalizaram oito homens.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias