Pantanal e Cerrado registram primeiros incêndios após começo da onda de calor
Corpo de Bombeiros de Bonito estão combatendo fogo e na Serra do Amolar já há revezamento de brigadas
Dois biomas de Mato Grosso do Sul já estão sendo impactados com as altas temperaturas provocadas pela onda de calor que atinge o país. Em Bonito, a 257 km de Campo Grande, um incêndio florestal já chama atenção da população.
Desde o final da tarde desta segunda-feira (18), duas guarnições da própria cidade foram até o local iniciar o combate ao fogo. Já na manhã desta terça-feira (19), uma equipe especialista de Aquidauana chegou para reforçar o trabalho na região de banhando, próximo à Estância NB.
Já no Pantanal, brigadas estão se unindo para combater incêndios florestais já registrados em algumas áreas. De acordo com o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, as brigadas estão combatendo os incêndios 24h.
“Devido a essa previsibilidade de aumentar as ocorrências, por conta dessa massa de ar seco e quente que atinge o país, vamos revezar os esquadrões até domingo pelo menos. Com um esquadrão trabalhando de dia e outro no período noturno”, explicou.
Vale reforçar que a partir de amanhã (20) um esquadrão da brigada pronto emprego de Corumbá sobe para a Serra do Amolar, onde irá se unir a Brigada do Alto Pantanal, administrada pelo IHP (Instituto do Homem Pantaneiro).
“Faremos ações preventivas neste momento, como reconhecimento de áreas, melhoria de acessos e sendo necessário, vamos para o combate, já estando próximos dos possíveis focos. Vamos subir nossa UTV, veículo fora de estrada, para facilitar deslocamentos na área”, acrescentou.
Preocupados para evitar uma tragédia como a de 2020, equipes estão em alerta neste mês de setembro, ainda mais com os efeitos do El Niño de superaquecimento dos oceanos refletindo no continente.
Conforme o estudo sobre o fogo registrado na Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede Amolar), feito pela Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), este é o mês com período mais crítico para começo de incêndios.
A Brigada Alto Pantanal está revisando os aceiros, que são os caminhos abertos e limpos no meio da mata que servem de trilha e rotas de fuga dos animais silvestres.
Nas últimas semanas, foram realizadas limpezas nestes locais. A medida serve como prevenção de futuros desastres. E para surpresa dos guardiões do Pantanal, foi confirmado que onças-pintadas continuam utilizando o caminho, por meio de pegadas na trilha.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: