Brigadistas de Aquidauana reforçam combate ao fogo no Pantanal
Uma equipe de 15 brigadistas do Prevfogo de Aquidauana chegou em Corumbá nesta sexta-feira (10) reforçar o combate ao fogo no Pantanal. Com os reforços, as equipes que combatem os focos de queimada passam a contar com 47 pessoas, entre brigadistas, voluntários e militares do Corpo de Bombeiros e PMA (Polícia Militar Ambiental).
De acordo com o oficial de operações dos Bombeiros, tenente Fábio Pereira, o trabalho de combate ao fogo se concentra na região da Estrada Parque, que chega a ser 100 quilômetros distante da sede do município.
Equipes dos Bombeiros e da PMA sobrevoaram a área queimada na região do Itajiloma e estrada da Codrasa com um helicóptero da Marinha, para avaliar os danos e a estratégia de combate. Não há um calculo preciso da extensão do quanto foi queimado. Nestes locais o fogo foi completamente combatido.
Segundo o tenente, como todo Pantanal está seco a preocupação é que qualquer fagulha pode causar um incêndio de grandes proporções. Além do trabalho de combate, as equipes realizam prevenção do fogo.
Um helicóptero do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) veio da Amazônia para ajudar no combate aos focos em Corumbá. A previsão é de que o aparelho comece a atuar neste sábado (11), transportando até 600 litros de água em bolsas.
Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que Corumbá é o segundo município do país em número de focos de queimadas, com 74 nas últimas 48 horas até quinta-feira (9).