Campo Grande e mais 31 cidades estão sob alerta de baixa umidade
De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30%
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu neste domingo (5) alerta amarelo para baixa umidade do ar em Campo Grande e outros 31 municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com o Instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 30% e há risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal de umidade relativa do ar é entre 60 e 80%. Quando o índice aponta níveis abaixo de 20%, a situação é considerada emergencial. Diante das condições climáticas, a orientação é que as pessoas bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Além de Campo Grande estão em alerta para baixa umidade as cidades de Água Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Deodápolis, Figueirão, Inocência, Ivinhema, Jaraguari, Jateí, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Taquarussu e Três Lagoas.
Onda de calor - O alerta de perigo potencial pela baixa umidade soma ao alera vermelho de onda de calor com temperaturas 5 °C acima da média, que teve início no dia 27 de abril e segue até esta segunda-feira (6).
O calor acima da média e a presença do ar seco trazem impactos na vida da população e algumas recomendações são essenciais, como beber bastante líquido, umidificar os ambientes e, quando possível, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.